Como os professores de Geografia compreendem os conteúdos de ensino: uma análise a partir de planos de ensino do ensino médio
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.258507Mots-clés :
Geografia, conteúdos, planos de ensino, análise.Résumé
Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa que se fundamentou na análise de planos de ensino de Geografia, na perspectiva de como os professores consideram os conteúdos de ensino. Buscamos fortalecer o diálogo com autores que discutem o tema tais como: Libâneo (2013); Sacristán (1998); Siqueira (2017); Zabala (1998) e Haydt (2011). Para a análise, foram selecionados, segundo a conveniência dos pesquisadores, planos de ensino de Geografia para Ensino Médio referentes ao ano de 2022, de escolas públicas das cidades de Juazeiro do Norte e de Crato, localizadas no Ceará, assim como documentos que norteiam as produções dos mesmos, sendo eles a Base Nacional Comum Curricular - BNCC de Geografia (BRASIL, 2018) e a Lei de Diretrizes e Bases - LDB da Educação (BRASIL, 1996). A partir das análises, reafirmamos a relevância que o planejamento escolar tem para a atividade de ensino e de aprendizagem, vez que implica em projetar as tomadas de decisões, a partir das quais são estabelecidas as diretrizes para auxiliarem no ato pedagógico nas seguintes dimensões: 1 - dos conteúdos a serem ensinados; 2 – da escolha de materiais a serem utilizados; 3 – de como fazer a mediação dos conteúdos (metodologia) e 4 – da quantidade de aulas, dentre outros elementos essenciais ao planejamento.
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei no 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5.ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981. Disponívelem:http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/otp/livros/acao_cultural_liberdade.pdf > Acesso em: 11 jan. 2023.
HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2011. Disponível em: https://laracoutouvv20162.files.wordpress.com/2016/07/curso-de-didatica-geral-regina-celia-c-haydt-1.pdf. Acesso em: 11 jan. 2023.
KAERCHER, Nestor André. A Geografia serve para entender a água, o sangue, o petróleo... Serve para entender o mundo, e, sobretudo, a nós mesmos!. In: FARIAS, Paulo Sérgio Cunha; OLIVEIRA, Marlene Macário de (organizadores). A Formação Docente em Geografia: Teorias e Práticas. Campina Grande: EDUFCG, 2014.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
NETO, Otávio Cruz. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: DESLANDES, Suely Ferreira, et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2012/11/pesquisa-social.pdf . Acesso em: 11 jan. 2023.
SACRISTÁN, J. Gimeno. Plano do Currículo, Plano do Ensino: O papel dos professores/as. In: SACRISTÁN, J. Gimeno; Gómez A. L. Pérez. Compreender e Transformar o Ensino. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. 4. ed. ArtMed, 1998.
SIQUEIRA, Santiago Alves de. O plano de ensino e a construção de conceitos na geografia escolar. Pesquisar - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia. Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 16-32. maio 2017, ISSN 2359-1870. © 2017. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: file:///C:/Users/Samia/Downloads/66651-Texto%20do%20Artigo-231183-1-10-20170531%20(3).pdf. Acesso em: 09 nov. 2022
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Sâmia Eufrasio Barbosa, Regina Maria Vieira dos Santos, Tânia Cristina Meira Garcia, Djanni Martinho dos Santos Sobrinho 2023

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.