Como os professores de Geografia compreendem os conteúdos de ensino: uma análise a partir de planos de ensino do ensino médio

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.258507

Mots-clés :

Geografia, conteúdos, planos de ensino, análise.

Résumé

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa que se fundamentou na análise de planos de ensino de Geografia, na perspectiva de como os professores consideram os conteúdos de ensino. Buscamos fortalecer o diálogo com autores que discutem o tema tais como: Libâneo (2013); Sacristán (1998); Siqueira (2017); Zabala (1998) e Haydt (2011). Para a análise, foram selecionados, segundo a conveniência dos pesquisadores, planos de ensino de Geografia para Ensino Médio referentes ao ano de 2022, de escolas públicas das cidades de Juazeiro do Norte e de Crato, localizadas no Ceará, assim como documentos que norteiam as produções dos mesmos, sendo eles a Base Nacional Comum Curricular - BNCC de Geografia (BRASIL, 2018) e a Lei de Diretrizes e Bases - LDB da Educação (BRASIL, 1996). A partir das análises, reafirmamos a relevância que o planejamento escolar tem para a atividade de ensino e de aprendizagem, vez que implica em projetar as tomadas de decisões, a partir das quais são estabelecidas as diretrizes para auxiliarem no ato pedagógico nas seguintes dimensões: 1 - dos conteúdos a serem ensinados; 2 – da escolha de materiais a serem utilizados; 3 – de como fazer a mediação dos conteúdos (metodologia) e 4 – da quantidade de aulas, dentre outros elementos essenciais ao planejamento.

Bibliographies de l'auteur-e

Sâmia Eufrasio Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Licenciada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Atuou como bolsista de Estágio Extracurricular no Laboratório de Ensino em Geografia - LEG.

Regina Maria Vieira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui licenciatura plena em Geografia e especialização em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Regional do Cariri - URCA e especialização em Salesianidade pela Universidade Católica Dom Bosco de Camp. Professora da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Moreira de Sousa em Juazeiro do Norte/CE.

Tânia Cristina Meira Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Vice-Coordenadora Programa de Pós-Graduação em Geografia - GEOPROF, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e, Coordenadora de Polo UAB/SEDIS, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Djanni Martinho dos Santos Sobrinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Licenciado em Pedagogia pela UNP e em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Especialista em Geografia e Gestão Ambiental pelas Faculdades Integradas de Patos (2010). Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Educação pela UFRN. Professor colaborador do DEDUC/CERES Caicó.

Références

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ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publié-e

2023-10-11

Comment citer

Barbosa, S. E., Santos, R. M. V. dos, Garcia, T. C. M., & Santos Sobrinho, D. M. dos. (2023). Como os professores de Geografia compreendem os conteúdos de ensino: uma análise a partir de planos de ensino do ensino médio. Revista Ensino De Geografia (Recife), 6(2), 141–157. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.258507