Roteiros didáticos para a análise da paisagem urbana: uma proposta pedagógica para o ensino de geografia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.260738

Mots-clés :

ensino de geografia, roteiros didáticos, paisagem urbana, paisagem

Résumé

O presente artigo tem por finalidade discutir a importância pedagógica da organização de roteiros didáticos de percurso urbano no âmbito da educação básica, instrumentalizados pelo conceito geográfico de paisagem. Sustentados, metodologicamente em revisão bibliográfica, apresentamos subsídios teóricos para a construção de roteiros didáticos para a observação direta de aspectos selecionados da cidade, apoiando-nos no conceito da paisagem como chave de interpretação e de estudo do espaço Geográfico. Objetivamos proporcionar aos alunos dos ensinos fundamental e médio, uma experiência de aprendizagem que lhes permita “olhar” para a cidade – onde vivem ou qualquer outra – para além do contato empírico com as formas que a configuram, com as “lentes” dos conceitos geográficos e, especialmente a paisagem. Eticamente, preocupamo-nos com a promoção de uma educação geográfica de qualidade, que promova o desenvolvimento global dos estudantes na perspectiva da construção cidadã, crítica e ativa na sociedade em que habitam.

Biographie de l'auteur-e

Jenifer de Oliveira Souza Lara, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia por esta mesma instituição

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Publié-e

2024-01-11

Comment citer

Lara, J. de O. S., & Lopes, C. S. (2024). Roteiros didáticos para a análise da paisagem urbana: uma proposta pedagógica para o ensino de geografia. Revista Ensino De Geografia (Recife), 6(3), 59–80. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.260738