Análise das produções sobre a docência nos anos iniciais presente nos Anais do 15º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia (ENPEG)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.264692

Mots-clés :

anos iniciais, formação docente, ensino de geografia

Résumé

O presente artigo tem por objetivo analisar a produção recente que versa sobre a docência em Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico documental, tem como aporte as produções publicadas sobre o ensino de Geografia nos anos iniciais, no 15º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia (ENPEG), ocorrido em 2022. A seleção desses trabalhos efetuou-se pela presença, no título e/ou palavras-chave, do descritor “anos iniciais”. Do total de 404 trabalhos partilhados nos Anais, foram identificadas doze publicações sobre anos iniciais, distribuídas por todas as regiões brasileiras.  Foram priorizadas, na leitura das publicações, três categorias de análise: diferentes linguagens no ensino de Geografia, questões curriculares e formação de professores. Os resultados apontam para a necessidade de uma formação inicial que possibilite compreender a importância do ensino de Geografia, o entendimento dos conceitos fundamentais desta ciência, bem como as diferentes metodologias para se desenvolver a leitura de mundo nos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

Biographie de l'auteur-e

Debora Cristina Lopes, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Geografia (UFPR), Mestra em Educação (UFPR), Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Geografia (UFPR). Professora da rede estadual de ensino do Paraná (SEED/PR)

Références

ARAÚJO JÚNIOR, Antônio Carlos Ribeiro; AZEVEDO, Adriane Karina Amin de. A formação do professor para o ensino de Geografia no ensino fundamental – anos iniciais: uma análise a partir do estágio supervisionado do curso de Pedagogia. In: Anais do 15º ENPEG - Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: Percursos de formação e Geografia Escolar: espaços, tempos e narrativas em contextos de crises. Salvador: UEBA, 2022. p. 339.

BARROSO, Ana Carolina de Oliveira; SOUSA, Ana Paula Sales de. Geografia literária: a abordagem do conceito de paisagem através de podcasts nos anos iniciais na educação básica. In: Anais do 15º ENPEG - Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: Percursos de formação e Geografia Escolar: espaços, tempos e narrativas em contextos de crises. Salvador: UEBA, 2022. p. 261.

BRITO, Isabela Sarah Trigueiro Custódio de; FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. A Geografia escolar para os anos iniciais do ensino fundamental na BNCC: concepções pedagógicas, curriculares e geográficas. In: Anais do 15º ENPEG - Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: Percursos de formação e Geografia Escolar: espaços, tempos e narrativas em contextos de crises. Salvador: UEBA, 2022. p. 305.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos Cedes. Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/7mpTx9mbrLG6Dd3FQhFqZYH. Acesso em: 01 dez. 2023.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia, C&A Alfa Comunicação, 2019.

FERNANDES, Jessiane Dantas; SILVA, Jeane Medeiros. A aprendizagem com sequência didática baseada em um jogo de tabuleiro: um percurso didático-geográficos sobre o seridó potiguar. In: Anais do 15º ENPEG - Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: Percursos de formação e Geografia Escolar: espaços, tempos e narrativas em contextos de crises. Salvador: UEBA, 2022a. p. 152.

FERNANDES, Jessiane Dantas; SILVA, Jeane Medeiros. O conceito de lugar na Geografia escolar: uma abordagem no ensino fundamental – anos iniciais, do seridó potiguar. In: Anais do 15º ENPEG - Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: Percursos de formação e Geografia Escolar: espaços, tempos e narrativas em contextos de crises. Salvador: UEBA, 2022b. p. 344.

GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Rev. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf. Acesso em: 01 dez. 2023.

GUIMARÃES, Vanessa Bastos Mendonça. A importância do desenho na Geografia escolar dos anos iniciais. In: Anais do 15º ENPEG - Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: Percursos de formação e Geografia Escolar: espaços, tempos e narrativas em contextos de crises. Salvador: UEBA, 2022. p. 363.

MOREIRA, Carolina Magalhães; FREITAS, Liliane Araujo de; SANTOS, Juliana Pereira dos. Criando e (re)descobrindo a história da baixada fluminense: o jogo de dominó como ferramenta para abordar conceitos geográficos na formação de professores dos anos iniciais. In: Anais do 15º ENPEG - Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: Percursos de formação e Geografia Escolar: espaços, tempos e narrativas em contextos de crises. Salvador: UEBA, 2022. p. 264.

ROSA, Claudia do Carmo. Formação de professores para ensinar Geografia nos anos iniciais. In: Anais do 15º ENPEG - Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: Percursos de formação e Geografia Escolar: espaços, tempos e narrativas em contextos de crises. Salvador: UEBA, 2022. p. 381.

ROSINSKI, Gabrielle Luana. Possibilidades entre a literatura infantil e o ensino de Geografia com as crianças. In: Anais do 15º ENPEG - Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: Percursos de formação e Geografia Escolar: espaços, tempos e narrativas em contextos de crises. Salvador: UEBA, 2022. p. 144.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia nos anos iniciais: o desafio da totalidade do mundo. Dissertação (Mestrado). Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

SANTOS, Sérgio Fernandes Dias dos. Os desafios do ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: a importância do currículo para a prática docente em tempos adversos. In: Anais do 15º ENPEG - Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: Percursos de formação e Geografia Escolar: espaços, tempos e narrativas em contextos de crises. Salvador: UEBA, 2022. p. 360.

SILVA, Francisca Djalma Pereira Rodrigues e; SILVA NETO, Miguel da; MENEZES, Josemilia de Jesus dos Santos; ARAÚJO, Raimundo Lenilde de. O uso do desenho nas aulas de Geografia. In: Anais do 15º ENPEG - Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: Percursos de formação e Geografia Escolar: espaços, tempos e narrativas em contextos de crises. Salvador: UEBA, 2022. p. 142.

SILVA, Letícia dos Santos; REIS, Vitória dos Santos dos. O processo de ensino e aprendizagem de Geografia nos anos iniciais da educação básica: um panorama através do 3° ano do ensino fundamental I. In: Anais do 15º ENPEG - Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: Percursos de formação e Geografia Escolar: espaços, tempos e narrativas em contextos de crises. Salvador: UEBA, 2022. p. 349.

Publié-e

2025-06-10

Comment citer

Lopes, D. C. (2025). Análise das produções sobre a docência nos anos iniciais presente nos Anais do 15º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia (ENPEG). Revista Ensino De Geografia (Recife), 8(1), 83–96. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.264692