Diferentes linguagens no estágio supervisionado em geografia no território do sisal da Bahia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.264737

Mots-clés :

diversas linguagens, ensino, estágio, geografia

Résumé

O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência do uso de diferentes linguagens no ensino de Geografia, no período de regência de Estágio Curricular Supervisionado em Geografia II, no semestre 2023.2, do curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus XI, realizado na Escola Municipal Leobino Cardoso Ribeiro, Serrinha-BA, no Ensino Fundamental II, especificamente no 9° ano C, matutino. Este texto decorre do seguinte questionamento: o uso das diferentes linguagens pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia? Para esta escrita foi necessária a revisão bibliográfica, dialogando com diferentes autores da área, como Lorenzo (2015), Alves (2016), Ferreira (2017). A experiência vivenciada com o uso das diferentes linguagens no Estágio Supervisionado em Geografia II, da UNEB, permitiu afirmar que elas potencializam o ensino e a aprendizagem e temas e conceitos da Geografia na Educação Básica.

Bibliographies de l'auteur-e

Rafael de Souza Ferreira, Universidade do Estado da Bahia

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Simone Ribeiro Santos , Universidade do Estado da Bahia

Licenciada em Geografia. Doutora em Educação e Contemporaneidade. Profa. do Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais (PROET) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Références

ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. Ensino de Geografia e suas diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem: perspectivas para a educação básica e geográfica. Geosaberes, Fortaleza, v. 6, número especial (3), p. 27 - 34, Fevereiro. 2016.

CARDOSO, Cristiane. QUEIROZ, Edileuza Dias de. Reflexão sobre o ensino da Geografia. Desafios e Perspectivas. Anais... XVIII Encontro Nacional de Geógrafos: A Construção do Brasil: Geografia, ação política e democracia. São Luiz - MA, 2016.

FERREIRA, Kalina Fernanda Cavalcanti. Uso de diferentes linguagens no ensino de geografia para estudo e compreensão do espaço geográfico e da globalização. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 14, p. 114-127, jan./jun. 2017.

LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega Di. Estágio Supervisionado Docente e novas linguagens no ensino de Geografia. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 8, n. 1, jan./jun. 2015.

SAWCZUK, Márcia Inês Lorenzet; MOURA, Jeani Delgado Paschoal. Jogos pedagógicos para o ensino de geografia. Caderno Pedagógico PDE, Governo do Estado, Secretária de Educação, Paraná, V. 1, 2012. Disponível: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_uel_geo_artigo_marcia_ines_lorenzet_sawczuk.pdf. Acesso em: 22 fev. 2024.

PORTUGAL, Jussara Fraga; OLIVEIRA, Simone Santos de: CARDOS, Ivan dos Reis. Estágio Supervisionado em Geografia: narrativas de formação e aprendizagens da/na/sobre a docência. In.: PAIM, Robson Olivino; PEREIRA, Ana Maria de Oliveira; COPATTI, Carina; GENGNAGEL, Claudionei Lucimar (Orgs). Geografias que fazemos: educação geográfica em diferentes contextos. Coleção Percursos de Educação Geográfica. Volume 02. Curitiba: CRV, 2021, p. 125-145.

PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24 ed. Campinas: Papirus, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido. LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

PIMENTA, Selma Garrido. O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UNIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA. Cad. Pesq. São Paulo, n.94, p. 58-73, ago. 1995.

POLON, Luana Caroline Künast. A Relevância do Estágio Supervisionado no Âmbito da Formação de Licenciados em Geografia. Geografia, Ensino & Pesquisa, Vol. 22 (2018), ed.6 p. 01-08.

RIBEIRO, José Marcos Silva; SILVA, Manuela Evangelista da; LIMA, Maristela Rocha. Ensino de geografia e diversas linguagens: potencialidades, contextualizações e perspectivas. In: PORTUGAL, Jussara Fraga; ANJOS, Adineide Oliveira dos; Araújo Maria Madalena Mota de; LIMA, Maristela Rocha (Orgs.). Geografia Escolar, iniciação à docência e diversas linguagens: experiência de formação. Salvador: EDUFBA, 2019. p. 107-123.

SILVA, Ana Elizabeth Jerônima da. Uso de mapas temáticos como prática metodológica no ensino de Geografia - Cajazeiras, 2018.

SILVA, Tailson Oliveira; ANJOS, Adineide Oliveira dos; PORTUGAL, Jussara Fraga. Linguagem cinematográfica no ensino de geografia. In: PORTUGAL, Jussara Fraga; ANJOS, Adineide Oliveira dos; Araújo Maria Madalena Mota de; LIMA, Maristela Rocha (Orgs.). Geografia Escolar, iniciação à docência e diversas linguagens: experiência de formação. Salvador: EDUFBA, 2019. p. 207-226.

SOUZA, Hanilton Ribeiro de; QUEIROZ, Patrícia Pires. O cotidiano na Geografia, a Geografia no cotidiano: as múltiplas linguagens no ensino e na aprendizagem. In: PORTUGAL, Jussara Fraga. CHAIGAR, Vânia Alves Martins (Orgs.). Cartografia, cinema, literatura e outras linguagens no ensino de Geografia. 1.ed. Curitiba, PR: CRV, 2012. p. 109-129.

Publié-e

2025-01-15

Comment citer

Ferreira, R. de S., & Santos , S. R. (2025). Diferentes linguagens no estágio supervisionado em geografia no território do sisal da Bahia. Revista Ensino De Geografia (Recife), 7(3), 71–93. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.264737