O currículo mínimo do 6°ano: perspectivas e possibilidades na geografia escolar
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.240463Mots-clés :
currículo mínimo, geografia clássica, geografia crítica.Résumé
Em 2011, o governo do Estado do Rio de Janeiro através da SEEDUC divulgou o currículo mínimo que seria aplicado em todas as escolas da rede estadual de educação, sendo notória a necessidade do professor de Geografia de refletir sobre a proposta. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar de forma crítica o currículo de Geografia para o 6° do Ensino Fundamental proposto pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e refletir sobre as possibilidades de aplicação da proposta diante do processo de renovação da Geografia nas últimas décadas. Nesse sentido, utilizou-se como base a história da Geografia escolar brasileira durante a análise do citado currículo. Verificou-se que o currículo proposto está pautado na Geografia Clássica enfatizando uma ciência neutra, com uso de aspectos descritivos e da memorização. Sendo assim, com a análise percebeu-se que este delimita o trabalho do professor e impossibilita novas pesquisas e discussões na formação de cidadãos críticos, o que torna a possibilidade de aplicação da proposta desfavorável para os educadores em função da renovação vivenciada pela Geografia a partir da década de 1970.
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