Educação ambiental na escola: a geografia como uma ferramenta da prática interdisciplinar

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.246196

Mots-clés :

Educação, Educação Ambiental, Ensino de Geografia, Escola, Interdisciplinaridade.

Résumé

O presente trabalho se propõe a apresentar discussões referentes à importância da educação ambiental nas escolas de ensino básico, buscando compreender os parâmetros legais em que a educação ambiental está amparada, a importância da prática interdisciplinar e a relação da educação ambiental com o ensino de Geografia. Para demonstrar como a temática ambiental pode ser trabalhada na disciplina de Geografia são apresentadas oficinas práticas desenvolvidas com alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Érico Ferrari, localizada no município de Nova Palma/RS. A pesquisa foi realizada a partir da abordagem qualitativa e entre os instrumentos utilizados para obtenção dos dados incluiu-se a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A educação ambiental está evidenciada em leis, programas e normas da educação, devendo, nas instituições de ensino, estar presente de forma articulada em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Verificou-se que a educação ambiental se consolida na escola como prática pelo trabalho articulado, realizado entre as distintas áreas do conhecimento tomando como referência a realidade e as relações que se estabelecem a nível local e sua interface com a dinâmica global.

Bibliographies de l'auteur

Helena Maria Beling, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui Graduação em Geografia Licenciatura (2014) e Mestrado em Geografia (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) pela mesma instituição. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET) desde o ano de 2012. Tem experiência e atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Atuando, principalmente, nos temas da Geografia Agrária e Educação do Campo

Janete Webler Cancelier, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Especialização em Docência para o Ensino Superior em Geografia pela UNOCHAPECÓ (2005). Graduação em Geografia - Licenciatura pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2003), graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2007), Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço urbano, meio ambiente, agricultura familiar, geografia agrária e educação do campo.

Michele Hennig Vestena, Universidade Federal de Santa MARIA (UFSM)

Possui Graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). Atualmente cursa Mestrado em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Patrimônio Natural, Geoconservação e Gestão da Água (PANGEA/UFSM). Tem interesse nas áreas de pesquisa em: Geoconservação; geoturismo; geoparques e Educação Ambiental.

josiane Oliveira De Campos, Universidade Federal de Santa MARIA (UFSM)

Técnica em Meio Ambiente pelo Colégio Politécnico da UFSM (2019) e Graduanda em Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é educadora no programa de extensão "Pré-Universitário Popular Alternativa" da UFSM, pesquisadora de Iniciação Cientifica do Laboratório de Geoecologia e Educação Ambiental (LAGED) e participante do Grupo de Pesquisa em Patrimônio Natural, Geoconservação e Gestão de Águas (PANGEA). Tem interesse nas áreas de Ensino de Geografia, Patrimônio Geológico e Educação Ambiental.

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Publiée

2020-09-09

Comment citer

Beling, H. M., Cancelier, J. W., Vestena, M. H., & De Campos, josiane O. (2020). Educação ambiental na escola: a geografia como uma ferramenta da prática interdisciplinar. Revista Ensino De Geografia (Recife), 3(2), 116–137. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.246196