O papel do TCC na formação do professor pesquisador: o caso da licenciatura em geografia do IFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249643

Palavras-chave:

Formação docente, Ciência geográfica, Componente curricular, Ambiente tóxico, Ambiente colaborativo

Resumo

A etapa de produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é marcada por diversos desafios que exercem um importante papel na criação e/ou desenvolvimento de pesquisadores. Nos cursos de licenciatura, desenvolver uma pesquisa na forma de TCC é uma tarefa que se coloca diante dos desafios da formação de professores-pesquisadores. Tendo isso em vista, o objetivo geral deste artigo é discorrer sobre o papel do Trabalho de Conclusão de Curso na formação de futuros profissionais da educação geográfica, tendo como estudo de caso o curso de Licenciatura em Geografia do IFRN. A metodologia é baseada em revisão conceitual, aplicação de questionários e síntese dos dados coletados. Tendo os dados sido analisados, os resultados apontam que, na Licenciatura em Geografia do IFRN, os impactos da produção do TCC têm sido positivos na formação de professores-pesquisadores, embora existam entraves que necessitam da atenção, principalmente, do corpo docente na geração de um ambiente propício à construção do conhecimento de maneira colaborativa.

Biografia do Autor

João Correia Saraiva Junior, IFRN

Licenciado e mestre pela Universidade Federal do Ceará e atualmente docente do curso  de Licenciatura em Geografia  no IFRN Campus Natal Central

Referências

ANTUNES, C. As inteligências múltiplas e seus estímulos. 15ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1998.

BATISTA, N.L.; DAVID, C.D; FELTRIN, T. Formação de professores de geografia no Brasil: considerações sobre políticas de formação docente e currículo escolar. Geografia Ensino e Pesquisa, Santa Maria, v. 23 e13, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/41062. Acesso em 20 de novembro de 2020.

CAVALCANTI, L.S.; SOUZA, V.C. A formação do professor de geografia para atuar na educação cidadã. Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias sociales, nº 494(08), 2014.

CAVALCANTI, L.S. O trabalho do professor de geografia e tensões entre demandas da formação e do cotidiano escolar. 2017 (35m 58s). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=3joNUB7uifY. Acesso em 08 de dezembro de 2020.

CHASSOT.A.I. Orientação virtual: uma nova realidade. In: BIANCHETTI, L.; NETTO MACHADO, A.M. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. 2ª ed. Florianópolis: Ed. Da UFRSC; São Paulo: Cortez,2006.

CORDULA, E.B.L.; NASCIMENTO, G.C.C. Prática docente nas instituições de ensino superior: de novembro de vaidade intelectual à produção do saber. Revista Educação Pública, 2018.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2000.

GUEDES, H.T.V.; GUEDES, J.C. Avaliação, pelos Estudantes, da Atividade “Trabalho de Conclusão de Curso” como Integralização do Eixo Curricular de Iniciação à Pesquisa Científica em um Curso de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica 36 (2): 162-171; 2012.

HUGUETTE, T. M. Universidade: nos bastidores da produção do conhecimento. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 75 n. 179-80-81 (1994).

IFRN. Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2012. Disponível em https://portal.ifrn.edu.br/ifrn/institucional/projeto-politico-pedagogico-1/lateral/menu-1/volume-1-documento-base. Acesso em 05 de dezembro de 2020.

IFRN. Organização Didática do IFRN. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2012. Disponível em https://portal.ifrn.edu.br/ifrn/institucional/projeto-politico-pedagogico-1/lateral/menu-1/volume-3-organizacao-didatica. Acesso em 09 de dezembro de 2020.

IFRN. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura em Geografia presencial. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2018. Disponível em https://portal.ifrn.edu.br/campus/natalcentral/cursos/cursos-de-graduacao/geografia.html. Acesso em 01 de dezembro de 2020.

LUCKESI, C.C. Sobre notas escolares distorções e possibilidades. São Paulo: Cortez, 2014.

MENEZES, V.S.; KAERCHER, N.A. A formação docente em geografia: por uma mudança de paradigma científico. Giramundo, Rio de Janeiro, V.2, N.4, 2015.

NOBRE, E. Soberba acadêmica, um pecado capital. Ponto Crítico, 24 jun. 2016. Disponível em: https://pontocritico.org/24/06/2016/soberba-academica-um-pecado-capital/. Acesso em: 16 maio 2018.

PINHEIRO-MACHADO, R. Precisamos falar sobre a vaidade na vida acadêmica. Carta Capital,São Paulo, 24 fev. 2016. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/precisamos-falar-sobre-a-vaidade-na-vida-academica. Acesso em: 11 maio 2018

PINHEIRO-MACHADO, R.; DINIZ, D. Curso de Escrita Acadêmica - Live de abertura com Debora Diniz. (2020) Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UAzzxvxuF9g (1h10m59s). Acesso em 15 de novembro de 2020.

SANCHEZ, O. P.; INANARELLI, P. B. Desonestidade acadêmica, plágio e ética. Revista da Fundação Getúlio Vargas, v.11, n. 1, p. 46-49, jan./jun. 2012.

SOUZA NETO, M.F. Aula de Geografia e algumas crônicas. Campina Grande: Bagagem, 2003.

VEIGA, I.P. Docência Universitária na Educação Superior. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (Org.). Docência na Educação Superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. p. 87-98. V. 1.

ZEICHNER, K. M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico In: GERALDI, C. M.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. (orgs.) Cartografia do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, Mercado de Letras. ABL, 1998. pp. 207-236.

ZILBERMANN, R. Orientação: a aventura compartilhada. In: BIANCHETTI, L.; NETTO MACHADO, A.M. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. 2ª ed. Florianópolis: Ed. Da UFRSC; São Paulo: Cortez, 2006.

Downloads

Publicado

2021-04-09

Como Citar

Saraiva Junior, J. C. (2021). O papel do TCC na formação do professor pesquisador: o caso da licenciatura em geografia do IFRN. Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(1), 92–113. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249643