Além do mapa: a intrínseca relação entre a educação geográfica e a formação cidadã infantil

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.261739

Mots-clés :

Geografia, ensino, práticas educacionais

Résumé

Este artigo tem como objetivo investigar como a educação geográfica contribui para o desenvolvimento da formação cidadã nas crianças do ensino fundamental I. Ao adotar essa perspectiva inovadora, busca-se não apenas cumprir diretrizes educacionais, mas também promover uma aprendizagem mais envolvente e prática. Com o intuito de atingir o objetivo delineado, optou-se por uma abordagem de pesquisa qualitativa, adotando como procedimento a pesquisa bibliográfica, buscando contextualizar nossa pesquisa dentro do panorama acadêmico atual. Como base para fundamentação teórica, utilizam-se contribuições significativas de autores renomados e perspectivas teóricas relevantes para o tema em estudo, como Piaget (1947) que abordar sobre os desenvolvimentos das crianças, impactando no processo de ensino-aprendizagem. Callai (2002) discute sobre como o ensino de geografia afeta as relações educacionais e sociais. Os achados da pesquisam encontram-se discutidos em “O advento da Educação Geográfica no Ensino Fundamental I” e “Avanços e desafios do Ensino de Geografia em sala de aula”, destacando os impactos gerados pelo ensino de geografia na formação cidadã dos alunos.

Bibliographies de l'auteur

Iuri Davi Silva Araújo, Universidade Federal do Acre

Acadêmico do Curso de Pedagogia – UFAC

Karen Fernanda Oliveira Silva , Universidade Federal do Acre

Acadêmica do Curso de Pedagogia – UFAC

Delcivane Santos Silva, Universidade Federal do Acre

Acadêmica do Curso de Pedagogia – UFAC

Références

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Ministério da Educação, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio, Brasília: MEC, 2000, 109 р.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do Ensino fundamental introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC, 1998, 174 р.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia, Brasília: MEC, 1995.

CALLAI, H. C. A formação do profissional da Geografia. Ijui: UNIJUÍ, 1999.

CAVALCANTI, L. de S., Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Editora Papirus. São Paulo. 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 43° edição, 2005.

IMBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional: Formar-se para a mudança e a incerteza. 3.ed. São Paulo, Cortez, 202 (Coleção Questões da Nossa Época: v. 7).

LIBANEO, J. C. Adeus professor, Adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.

LÜDKE, M. O professor e a pesquisa. Campinas: Papirus, 2001. (Prática Pedagógica.)

OLIVEIRA, M. M. A geografia escolar: reflexões sobre o processo didático- pedagógico do ensino. Revista Discente Expressões Geográficas, Santa Catarina, v. 2, p. 10-24, 2006.

PRADO, C. J. B. do., SÔNIA M. M. C. O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã. Educação em Revista 32 (2016): 365-389.

Publiée

2024-06-18

Comment citer

Araújo, I. D. S., Silva , K. F. O., & Silva, D. S. (2024). Além do mapa: a intrínseca relação entre a educação geográfica e a formação cidadã infantil. Revista Ensino De Geografia (Recife), 7(1), 29–36. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.261739