Além do mapa: a intrínseca relação entre a educação geográfica e a formação cidadã infantil
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.261739Mots-clés :
Geografia, ensino, práticas educacionaisRésumé
Este artigo tem como objetivo investigar como a educação geográfica contribui para o desenvolvimento da formação cidadã nas crianças do ensino fundamental I. Ao adotar essa perspectiva inovadora, busca-se não apenas cumprir diretrizes educacionais, mas também promover uma aprendizagem mais envolvente e prática. Com o intuito de atingir o objetivo delineado, optou-se por uma abordagem de pesquisa qualitativa, adotando como procedimento a pesquisa bibliográfica, buscando contextualizar nossa pesquisa dentro do panorama acadêmico atual. Como base para fundamentação teórica, utilizam-se contribuições significativas de autores renomados e perspectivas teóricas relevantes para o tema em estudo, como Piaget (1947) que abordar sobre os desenvolvimentos das crianças, impactando no processo de ensino-aprendizagem. Callai (2002) discute sobre como o ensino de geografia afeta as relações educacionais e sociais. Os achados da pesquisam encontram-se discutidos em “O advento da Educação Geográfica no Ensino Fundamental I” e “Avanços e desafios do Ensino de Geografia em sala de aula”, destacando os impactos gerados pelo ensino de geografia na formação cidadã dos alunos.
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© Iuri Davi Silva Araújo, Karen Fernanda Oliveira Silva , Delcivane Santos Silva 2024

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