Práticas pedagógicas dos professores de geografia: estratégias didáticas com ênfase na educação em solos

Autori

  • Oswaldo Palma Lopes Sobrinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). https://orcid.org/0000-0002-4632-695X
  • Marlene Sousa Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Timon (IFMA). https://orcid.org/0000-0003-2991-3017
  • Rosenilde Nogueira Paniago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano).
  • Vanilda Maria Campos
  • Álvaro Itaúna Schalcher Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA). https://orcid.org/0000-0001-5415-9701
  • Roselina Aguiar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano).
  • Luciana Aguiar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano).
  • Mateus Neri Oliveira Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). https://orcid.org/0000-0003-1775-2543

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.242807

Parole chiave:

Alunos, Didática, Ensaios práticos, Professor, Processo educativo

Abstract

Este artigo relata uma investigação sobre as práticas pedagógicas dos professores da disciplina de Geografia, por meio de estratégias e recursos didáticos com ênfase na educação em solos, na escola Centro de Ensino Quilombola de Formação por Alternância Ana Moreira (CEQFAAM), localizada no povoado Santo Antônio dos Pretos, no município de Codó (MA). Para realização das práticas pedagógicas, foram desenvolvidas várias estratégias didáticas com o uso de ensaios de germinação de sementes, infiltração e retenção de água no solo, a partir de discussões teóricas feitas por meio de execução em sala de aula. Para aplicação das práticas pedagógicas, foram selecionadas duas turmas do 1º ano com 28 alunos cada turma, o que corresponde a um total de 56 alunos. Foi utilizado o método da entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados sobre o uso de materiais didáticos com os dois professores, visando compreender, ao final, a contribuição das atividades desenvolvidas, ou seja, se o uso de ensaios práticos propiciou ou não melhorias no processo de aprendizagem dos alunos. Dentre os resultados, pode-se destacar que, em solos de textura argilosa, os alunos perceberam que a umidade excessiva se prolongou por mais tempo, causando o apodrecimento de sementes. As práticas pedagógicas trouxeram reflexões de maneira diferenciada pela interação escola-família-comunidade, em que o aluno assume o papel central do processo educativo, mantendo, assim, os conteúdos vivenciados na sala de aula e nos ensaios práticos, de forma dinâmica, contextualizada e prazerosa.

Biografie autore

Oswaldo Palma Lopes Sobrinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano).

Doutorando e Mestre em Ciências Agrárias - Agronomia com área de concentração em Produção Vegetal Sustentável no Cerrado e a Linha de Pesquisa em Tecnologias Sustentáveis em Sistemas de Produção e Uso do Solo e Água pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano) (Conceito 5 pela CAPES). Especializando em Saneamento e Saúde Ambiental Rural (SanRural) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Engenheiro Agrônomo e Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Integrante do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH). Revisor de Periódicos: International Journal of Environment and Waste Management (IJEWM), Engenharia na Agricultura (REVENG), Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão (RMETG), Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (RVADS), Revista em Agronegócio e Meio Ambiente (RAMA), Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas (BIOENG), Brazilian Journal of Irrigation and Drainage (IRRIGA), Horticultura Brasileira (HB) e Acta Tecnológica (ACTA). Membro do Conselho Consultivo da Revista PUBVET e do Conselho Editorial da Revista Agrária Acadêmica (RAA). Monitor da disciplina de Irrigação e Drenagem no curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). Desenvolve pesquisas nas áreas de Ciências Agrárias, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, Agrometeorologia, Ciência do Solo, Fitotecnia, Ciência dos Alimentos, além de Ciências Ambientais.

Marlene Sousa Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Timon (IFMA).

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (2003). Mestrado em Práticas de Desenvolvimento Sustentável pela UFRRJ (2016). Atualmente é professora titular de Geografia do Instituto Federal do Maranhão desde abril de 2010. Atuou como bolsista pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (FAPPUR-RJ) no Projeto de Monitoramento Nacional do Bolsa Verde em Convenio com a UFRRJ, Ministerio do Meio Ambiente e Conservation International (CI Brasil). Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em meio ambiente e urbanizacao, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, problemas ambientais urbanos, educação e interdisciplinaridade.

Rosenilde Nogueira Paniago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano).

Doutora em Ciências da Educação pelo Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal (UMinho) com revalidação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Educação por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação e Especialista em Formação de Orientadores Acadêmicos para Educação à Distância (EaD) ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Claretiano Centro Universitário (CLARETIANO). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela União das Faculdades Claretianas (UNICLAR). Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus de Rio Verde, Goiás (IF Goiano), onde atua na área de Ensino de Ciências/Formação de Professores e Coordena o Programa Institucional Residência Pedagógica. Atuou como Coordenadora de Gestão Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de 2011 a 2014. Foi professora da rede pública de Mato Grosso por 17 anos, nos quais atuou como professora da rede e formadora em Educação do Campo no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (CEFAPRO) como orientadora do curso de Pedagogia em EAD da Universidade do Estado de Mato Grosso (UFMT) e professora da rede do município de Água Boa. Faz parte do grupo de pesquisa em EducAção do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho/Portugal (UMinho) e do grupo InvestigaAção da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com pesquisas nas áreas de Educação do Campo, Formação de Professores, Saberes, Práticas Educativas e Ensino de Ciências.

 

Vanilda Maria Campos

Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Especialização em GERENCIAMENTO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é Assistente em Administração do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano).

Álvaro Itaúna Schalcher Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA).

Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos com área de concentração em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Linha de Pesquisa em Microbiologia e Bioprocessos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), MBA em Gestão de Ensino de Ciências, Tecnologia e Inovação pela Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas (IBTA), Mestre em Química, Especialista em Informática na Educação e Graduado em Licenciatura Plena em Química todos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Consultor Ad Hoc (FAPEMA/PATRONAGE). Orientador, Coorientador e Membro de Projetos de Iniciação Científica e Pesquisa (PIBIC), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) de Ensino Superior e Médio, além de Coordenação em Projeto Institucional. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) e Membro dos Grupos de Pesquisa: Química, Meio Ambiente e Ensino de Ciências (QMAEC); Núcleo Autônomo de Ações Sustentáveis em Química Analítica, Alimentos e Água (NASQA). Compõe o Banco de Avaliadores do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e o Quadro de Avaliadores do Comitê Científico na área de Ciências Agrárias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Tem experiência nas áreas Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Interdisciplinar, Ciência, Cultura e Tecnologia, com ênfase em Práticas Educativas voltadas a Educação Profissional e Tecnológica, com abordagens nos espaços formais e não formais e Orientações e Coorientações em Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) e Dissertações de Mestrado. Atuando na área de Educação à Distância, Diversidade e Inclusão da Educação do Campo. Possui autoria de livros nas áreas de Educação, Química e Tecnologia em Alimentos. Parecerista revisor de periódicos: Revista de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC), Revista Ciência, Tecnologia e Humanidades (CIENTEC), Revista Práxis (PRÁXIS), Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), Acta Tecnológica (ACTA), Revista Cubana de Plantas Medicinales (RCPM) e Engenharia na Agricultura (REVENG). Atualmente faz parte do Corpo de Docentes Permanentes do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ofertado em Rede Nacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Roselina Aguiar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano).

Especializanda em Formação de Professores e Práticas Educativas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Instituto Albert Einsten (IAE). Especialista em Cultura Afro-Brasileira e Africana pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Sociedade de Educação Continuada (EDUCON). Graduada em Estudos Sociais - Licenciatura curta pela Universidade de Rio Verde (UniRV). Graduada em Licenciatura em História pela pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Tem experiência na área de História, com ênfase em História e interesses em Ciências Ambientais. Atualmente é Professora da Escola Municipal Armando Gomes da Fonseca.

Luciana Aguiar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano).

Especializanda em Formação de Professores e Práticas Educativas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). Graduada em Bacharelado em Direito pela Universidade de Rio Verde (UniRV) e Graduada em Licenciatura Pela em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atualmente é Secretária Geral do Centro de Ensino em período integral José Salviano Azevedo. Professora e Coordenadora no Instituto de Pesquisa e Formação Educacional.

 

Mateus Neri Oliveira Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano).

Engenheiro Ambiental e Mestrando em Ciências Agrárias - Agronomia com área de concentração em Produção Vegetal Sustentável no Cerrado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano).

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Pubblicato

2020-04-08

Come citare

Lopes Sobrinho, O. P., Silva, M. S., Paniago, R. N., Campos, V. M., Pereira, Álvaro I. S., Aguiar, R., … Reis, M. N. O. (2020). Práticas pedagógicas dos professores de geografia: estratégias didáticas com ênfase na educação em solos. Revista Ensino De Geografia (Recife), 3(1), 224–240. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.242807