Práticas pedagógicas dos professores de geografia: estratégias didáticas com ênfase na educação em solos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.242807Palavras-chave:
Alunos, Didática, Ensaios práticos, Professor, Processo educativoResumo
Este artigo relata uma investigação sobre as práticas pedagógicas dos professores da disciplina de Geografia, por meio de estratégias e recursos didáticos com ênfase na educação em solos, na escola Centro de Ensino Quilombola de Formação por Alternância Ana Moreira (CEQFAAM), localizada no povoado Santo Antônio dos Pretos, no município de Codó (MA). Para realização das práticas pedagógicas, foram desenvolvidas várias estratégias didáticas com o uso de ensaios de germinação de sementes, infiltração e retenção de água no solo, a partir de discussões teóricas feitas por meio de execução em sala de aula. Para aplicação das práticas pedagógicas, foram selecionadas duas turmas do 1º ano com 28 alunos cada turma, o que corresponde a um total de 56 alunos. Foi utilizado o método da entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados sobre o uso de materiais didáticos com os dois professores, visando compreender, ao final, a contribuição das atividades desenvolvidas, ou seja, se o uso de ensaios práticos propiciou ou não melhorias no processo de aprendizagem dos alunos. Dentre os resultados, pode-se destacar que, em solos de textura argilosa, os alunos perceberam que a umidade excessiva se prolongou por mais tempo, causando o apodrecimento de sementes. As práticas pedagógicas trouxeram reflexões de maneira diferenciada pela interação escola-família-comunidade, em que o aluno assume o papel central do processo educativo, mantendo, assim, os conteúdos vivenciados na sala de aula e nos ensaios práticos, de forma dinâmica, contextualizada e prazerosa.
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