A geografia e seu processo de ensino na educação básica: reflexões necessárias

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DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.246303

Parole chiave:

Ensino de Geografia, Geografia Crítica, Práxis

Abstract

Este artigo objetiva subsidiar reflexões sobre o processo de formação de professores em Geografia na Educação Básica problematizando os rebatimentos dos pressupostos teóricos-metodológicos da Geografia Crítica que devem se perpassar nas práticas didático-pedagógicas, a saber: a análise do cotidiano, dos problemas econômicos, sociais, culturais e, sobretudo, do meio ambiente. Esses contributivos formativos e operacionais do ensino da Geografia estão inseridos nas relações estruturantes que permeiam a formação acadêmico científica e devem ser proporcionados na prática nos espaços escolares. Portanto, metodologicamente realizamos uma análise/descrição sobre a operacionalização dos pressupostos teórico-metodológicos que podem ser valorizados na prática do docente-pesquisador e no seu fazer didático-pedagógico a partir das contribuições teóricas de Mello (2000), Pimenta (2002), Pontuschka et al (2007), Schon (2000), Simielli (2007) Silva et al (2016), Tardif (2012) dentre outros, contribuindo para repensarmos as dimensões objetivas e subjetivas existentes ao longo do processo formativo e da sua prática em Geografia. 

Biografie autore

Ricardo Santos de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas; Prefeitura Municipal de Porto Calvo/AL

Doutorando em Geografia na UFSM. Doctorando en Ciencias de la Educación na UI. Mestrado: Geografia pela UFS (2016). Especializações: Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - com Ênfase em Didática pelo IFRN (2020), Geografia Humana e Econômica pela UNINTER (2019), Administração Pública pela UCAM (2016); Geografia e Meio Ambiente pela UCAM (2014); Educação do Campo pela UCAM (2013); Formação para a Docência do Ensino Superior (2011). Graduações: Pedagogia pela UNINTER (2018), Geografia Licenciatura pela UFAL (2014), Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela FAA (2009). Desenvolve pesquisas relacionadas às temáticas: agronegócio, território e territorialidades, processos de ensino-aprendizagem em Geografia e Educação do/no campo. Docente da rede pública de Porto Calvo/AL e da Educação Básica Técnica e Tecnológica Substituto de Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas Campus Marechal Deodoro. Pesquisador do: Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO/UFAL) desde 2009; Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional (GEPAR/UFAL); Geoprocessamento e a Cartografia no Ensino de Geografia (GCEG/UFAL) desde 2016; Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens, Adultos e Idosos e Campesinos (NUPEEJAIC/UNEAL) desde 2020; e Grupo de Pesquisas: Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GPEPEPF/UFRN) desde 2021. É também associado ao Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas (CPFreire).

Maria Aparecida Vieira de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Educação pela UFPB (2020). Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela UFRPE/FUNDAJ (2015). Pedagoga pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010). Especialista em: Psicopedagogia (2012); Gestão Pedagógica (2013); Educação em direitos humanos (2014), Educação do campo (2015), História e cultura dos povos indígenas (2015), Tecnologias e artes (2019). Líder do Grupo de Pesquisas: Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GPEPEPF/UFRN), Pesquisadora do Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais da Universidade Federal de Alagoas (NUAGRÁRIO/UFAL), Pesquisadora do Laboratório de Educação, Novas Tecnologias e Estudos Étnico-Raciais (LENTE/UFRN), e do Grupo de Estudo e Pesquisas Discursos e Imagem Visual em Educação (GEPDIVE/UFPB).

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Pubblicato

2021-07-26

Come citare

Almeida, R. S. de, & Melo, M. A. V. de. (2021). A geografia e seu processo de ensino na educação básica: reflexões necessárias. Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(2), 1–13. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.246303