A renovação da geografia: uma contenda em progresso

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.247701

Parole chiave:

Geografia, Ensino de geografia, Processo de aprendizagem

Abstract

A Geografia, enquanto disciplina, apresenta-se novata frente às demais que compõem o currículo escolar. Enquanto ciência, procura estabelecer seus rumos de pensamento e objeto de estudo na mesma constante em que o mundo contemporâneo, globalizado, tecnológico, mutável a todo instante, procura estabelecer sua identidade. A Geografia, que em suas primeiras incursões serviu como meio estratégico militar, encontrou no positivismo clássico aporte para seu desenvolvimento. Por meio da influência da classe burguesa, constituiu molde para seus estudos e afirma-se como ciência de cunho crítico-social, preocupada em estabelecer relações entre o homem, enquanto sociedade, e o espaço geográfico que ele ocupa, na busca de entender, de maneira mais complexa, política, econômica, social, além de natural, o mundo que habitamos. Objetivando compreender as mudanças que a Geografia Tradicional passou até o estabelecimento da linha crítica do pensamento geográfico procuramos, por meio de revisão bibliográfica de autores clássicos e contemporâneos, relatar as principais demandas que permeiam essa ciência. Assim, este trabalho sintetiza características que permeiam a ciência geográfica em sua vertente tradicional e a sua busca por renovação metodológica, de pensamento enquanto ciência e de prática enquanto disciplina, buscando na nova Geografia, ou Geografia Crítica, caminhos e meios para se estabelecer tal visão.

Biografie autore

João Paulo Morandi Barboza, Secretaria da Educação: Barretos, SP, BR Colégio Plus COC: Barretos, SP, BR

Professor PEBII

Mestre em Ensino e Processos Formativos, Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu "Ensino e Processos Formativos" (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal)

Carina Alexandra Rondini, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Campus de São José do Rio Preto, SP

Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Ciência de Computação e Estatística

Professora do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu "Ensino e Processos Formativos" (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal)

 

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Pubblicato

2021-04-09

Come citare

Barboza, J. P. M., & Rondini, C. A. (2021). A renovação da geografia: uma contenda em progresso. Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(1), 166–186. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.247701