Contação de histórias nos polos: a criação da rede social para comunicação entre ursos polares e pinguins
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.265699Parole chiave:
educação polar, Antártica, ensino de geografiaAbstract
A educação polar é pouco trabalhada nas aulas de Geografia do ensino fundamental, embora a Antártica seja conteúdo do oitavo ano. Diante disso, é importante desenvolver práticas escolares envolvendo esta temática. O objetivo deste artigo é apresentar um relato de oficina envolvendo a contação de histórias, com alunos do ensino fundamental, tendo como temática a Antártica. Metodologicamente, a pesquisa se dividiu em quatro etapas: (i) levantamento de conhecimento prévio; (ii) debate teórico; (iii) contação de histórias e (iv) criação de histórias. Quanto aos resultados, participaram 14 alunos de diferentes anos do ensino fundamental e a atividade foi realizada no contraturno. Nas etapas iniciais, demonstraram conhecimento sobre os polos, adquirido por meio de mídias, além de se mostrarem curiosos e participativos nos debates. Na etapa de criação das histórias, os alunos enfrentaram diversas dificuldades relacionadas à falta de afinidade com a estratégia escolhida, à escassez de criatividade e ao desejo de realizar a atividade de forma digital. Contudo, quatro histórias foram criadas, sendo que, em três delas, houve a associação com aspectos de lazer, como redes sociais, futebol e shows de cantores. Conclui-se que os alunos apresentaram avanços no conhecimento sobre a Antártica, entretanto, a etapa de criação das histórias foi desafiadora, pois exigiu a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Recomenda-se que, em futuras aplicações, haja uma parceria com o professor de português, a fim de fornecer uma explicação mais detalhada sobre os aspectos da criação de uma narrativa.
Riferimenti bibliografici
BECK, I., HUFFMAN, L. T., XAVIER, J. C. C.; WALTON, D. W. H. Education and polar research: bringing polar science into the classroom. Journal of Geological Resource and Engineering, [s.l.], v. 4, p. 217 - 221, 2014.
BERGAMI E.; ROTA E.; CARUSO T.; BIRARDA G.; VACCARI L.; CORSI I. Plastics everywhere: first evidence of polystyrene fragments inside the common Antarctic collembolan Cryptopygus antarcticus. Biol. Lett.16, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CARUSO, G.; BERGAMI, E.; SINGH, N.; CORSI, I. Plastic occurrence, sources, and impacts in Antarctic environment and biota. Water Biology and Security, v. 1, n. 2, 2022.
COSTELLA, R. Z. Espaços ausentes e não inexistentes na Geografia Escolar. Movimentos para ensinar geografia: oscilações. 2. ed. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, p. 49-62, 2019.
FRÉMAND, A. C. et al Antarctic Bedmap data: Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable (FAIR) sharing of 60 years of ice bed, surface, and thickness data. Earth Syst. Sci. Data, 15, 2695–2710, 2023.
GOLD, A. U.; PFIRMANN, S.; SCOWCROFT, G. A. The imperative for polar education. Journal of Geoscience Education, v. 69, n. 2, p. 97-99, 2021.
MOON, T. A.; OVEREEM, I.; DRUCKENMILLER, M.; HOLLAND, M.; HUNTINGTON, H.; KLING, G., et al. The expanding footprint of rapid Arctic change. Earth's Future, n. 7, p. 212–218, 2019.
PETSCH, C.; VELHO, L. F.; COSTA, R. M.; ROSA, K.K. Verdades e Fake News: uso da dinâmica de comunicação do WhatsApp no ensino de regiões polares para o ensino superior em Geografia. Revista Ensino de Geografia, Recife, v. 3, n. 2, p. 180-199, 2020.
PETSCH, C. et al. Sentindo os pólos: experiências sensoriais para o aprendizado de Antártica e Ártico. In: PESSOA, V. L. S.; RUCKERT, A. A.; RAMIRES, J. C. L. (Orgs.) Pesquisa Qualitativa: Aplicações em Geografia. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2017a.
PETSCH, C.; SILVEIRA, P. da C.; SIMÕES, J. C.; COSTELLA, R. Z. Entre frio, gelo e pinguins: o que mais têm na Antártica? Revista Geografia, Ensino & Pesquisa, v. 21, n.1, p. 106-112, 2017b.
PETSCH, C.; BATISTA, N. L. Educação polar e contação de histórias: as narrativas dos “Casos de Antártica”. PerCursos, Florianópolis, v. 23, n. 52, p. 395 - 422, 2022.
PETSCH, C.; BATISTA, N. L.; VELHO, L. F.; FRANÇA, B. da S.; FERNANDES, J. B.; BONA, A. S. de. O que os livros didáticos trazem sobre o continente antártico e a Criosfera? Caderno de Geografia, v. 33, n. 74, 2023b.
PETSCH, C.; VELHO, L. F.; BATISTA, N. L.; BONA, A. S. de; SIMÕES, J. C. Estudantes blogueiros: interagindo com a educação polar. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 19, n. 1, 2023b.
PETSCH, C.; VELHO, L. F.; BONA, A. S. de. Alfabetização e letramento cartográfico polar: por que a Antártica não “aparece” nos mapas? In: Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares, 2020a, Pelotas. Anais... Pelotas, 2020, p. 125 - 137.
PETSCH, C.; BATISTA, N. L.; FRANÇA, B. da S.; FERNANDES, J. B. Navegando na maquete da Antártica: práticas de alfabetização e letramento cartográfico polar. Estudos Geográficos. v. 21, n. 3, 2023.
PROVENCHER, J. et al Polar Research Education, Outreach and Communication during the fourth IPY: How the 2007–2008 International Polar Year has contributed to the future of education, outreach and communication.Documentation. International Council for Science (ICSU), Paris, 2011.
ROWE, P.; FORTMANN, L.; GUASCO, T. L; WRIGHT, A.; RYKEN, A.; SEVIER, E.; STOKES, G; MIFFLIN, A.; WADE, R.; CHENG, H.; PFALZGRAFF, W.; BEAUDOIN, J.; RAJBHANDARI, I.; FOX-DOBBS, K.; NESHYBA, S. Integrating polar research into undergraduate curricula using computational guided inquiry, Journal of Geoscience Education, [s.l.], v. 69, p. 178-191, 2020.
SCHWANCK, F.; SIMÕES, J. C.; HANDLEY, M.; MAYEWSKI, P. A.; BERNARDO, R. T.; AQUINO, F. E. Anomalously high arsenic concentration in a West Antarctic ice core and its relationship to copper mining in Chile. Atmospheric Environment, v. 125, Part A, p. 257-264, 2016.
SHABUDIN, A. F. A.; RAHIMA, R. A.; FOO, N.G.A T. Strengthening Scientific Literacy on Polar Regions Through Education, Outreach and Communication (EOC). International Journal Of Environmental & Science Education, [s.l.], v. 11, n. 12,p. 5498-5515, 2016.
SILVEIRA, P. C.; PETSCH, C.; SIMÕES, J. C. Entre os altos e baixos do livro didático: a Antártica não é plana. Revista Geonorte. Edição Especial 4, v. 10, n.1, p.74-79, 2014.
SIMÕES, J. C., ROSA, K. K. DA, VIEIRA, R., PETSCH, C., VELHO, L. F., CARLOS, F. S., MARQUETTO, L., LINDAU, F. G. L., & RIBEIRO, R. DA R. Glossário da língua portuguesa da neve, gelo e termos correlatos – Segunda edição. Geografia Ensino & Pesquisa, 28, e85127, 2024.
WALTON, D.; XAVIER, J.; MAY, I.; HUFFMAN, L. Polar Educators International –a new initiative for schools. Antarctic Science, n. 25(4), p. 473-473, 2013.
XAVIER J. C.; FUGMANN G.; BECK I.; HUFFMAN L.; JENSEN E. Education on Biodiversity in the Polar Regions. In: CASTRO P.; AZEITEIRO U.; BACELAR-NICOLAU P.; LEAL FILHO W.; AZUL A. Biodiversity and education for sustainable development: world sustainability series. [s.l.]: Springer, 2014.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Beatriz da Silva França, Janine Borges Fernandes, Carina Petsch

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.