Contação de histórias nos polos: a criação da rede social para comunicação entre ursos polares e pinguins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.265699

Palavras-chave:

educação polar, Antártica, ensino de geografia

Resumo

A educação polar é pouco trabalhada nas aulas de Geografia do ensino fundamental, embora a Antártica seja conteúdo do oitavo ano. Diante disso, é importante desenvolver práticas escolares envolvendo esta temática. O objetivo deste artigo é apresentar um relato de oficina envolvendo a contação de histórias, com alunos do ensino fundamental, tendo como temática a Antártica. Metodologicamente, a pesquisa se dividiu em quatro etapas: (i) levantamento de conhecimento prévio; (ii) debate teórico; (iii) contação de histórias e (iv) criação de histórias. Quanto aos resultados, participaram 14 alunos de diferentes anos do ensino fundamental e a atividade foi realizada no contraturno. Nas etapas iniciais, demonstraram conhecimento sobre os polos, adquirido por meio de mídias, além de se mostrarem curiosos e participativos nos debates. Na etapa de criação das histórias, os alunos enfrentaram diversas dificuldades relacionadas à falta de afinidade com a estratégia escolhida, à escassez de criatividade e ao desejo de realizar a atividade de forma digital. Contudo, quatro histórias foram criadas, sendo que, em três delas, houve a associação com aspectos de lazer, como redes sociais, futebol e shows de cantores. Conclui-se que os alunos apresentaram avanços no conhecimento sobre a Antártica, entretanto, a etapa de criação das histórias foi desafiadora, pois exigiu a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Recomenda-se que, em futuras aplicações, haja uma parceria com o professor de português, a fim de fornecer uma explicação mais detalhada sobre os aspectos da criação de uma narrativa.

Biografia do Autor

Beatriz da Silva França, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Janine Borges Fernandes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Carina Petsch, UFSM

Docente no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Referências

BECK, I., HUFFMAN, L. T., XAVIER, J. C. C.; WALTON, D. W. H. Education and polar research: bringing polar science into the classroom. Journal of Geological Resource and Engineering, [s.l.], v. 4, p. 217 - 221, 2014.

BERGAMI E.; ROTA E.; CARUSO T.; BIRARDA G.; VACCARI L.; CORSI I. Plastics everywhere: first evidence of polystyrene fragments inside the common Antarctic collembolan Cryptopygus antarcticus. Biol. Lett.16, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARUSO, G.; BERGAMI, E.; SINGH, N.; CORSI, I. Plastic occurrence, sources, and impacts in Antarctic environment and biota. Water Biology and Security, v. 1, n. 2, 2022.

COSTELLA, R. Z. Espaços ausentes e não inexistentes na Geografia Escolar. Movimentos para ensinar geografia: oscilações. 2. ed. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, p. 49-62, 2019.

FRÉMAND, A. C. et al Antarctic Bedmap data: Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable (FAIR) sharing of 60 years of ice bed, surface, and thickness data. Earth Syst. Sci. Data, 15, 2695–2710, 2023.

GOLD, A. U.; PFIRMANN, S.; SCOWCROFT, G. A. The imperative for polar education. Journal of Geoscience Education, v. 69, n. 2, p. 97-99, 2021.

MOON, T. A.; OVEREEM, I.; DRUCKENMILLER, M.; HOLLAND, M.; HUNTINGTON, H.; KLING, G., et al. The expanding footprint of rapid Arctic change. Earth's Future, n. 7, p. 212–218, 2019.

PETSCH, C.; VELHO, L. F.; COSTA, R. M.; ROSA, K.K. Verdades e Fake News: uso da dinâmica de comunicação do WhatsApp no ensino de regiões polares para o ensino superior em Geografia. Revista Ensino de Geografia, Recife, v. 3, n. 2, p. 180-199, 2020.

PETSCH, C. et al. Sentindo os pólos: experiências sensoriais para o aprendizado de Antártica e Ártico. In: PESSOA, V. L. S.; RUCKERT, A. A.; RAMIRES, J. C. L. (Orgs.) Pesquisa Qualitativa: Aplicações em Geografia. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2017a.

PETSCH, C.; SILVEIRA, P. da C.; SIMÕES, J. C.; COSTELLA, R. Z. Entre frio, gelo e pinguins: o que mais têm na Antártica? Revista Geografia, Ensino & Pesquisa, v. 21, n.1, p. 106-112, 2017b.

PETSCH, C.; BATISTA, N. L. Educação polar e contação de histórias: as narrativas dos “Casos de Antártica”. PerCursos, Florianópolis, v. 23, n. 52, p. 395 - 422, 2022.

PETSCH, C.; BATISTA, N. L.; VELHO, L. F.; FRANÇA, B. da S.; FERNANDES, J. B.; BONA, A. S. de. O que os livros didáticos trazem sobre o continente antártico e a Criosfera? Caderno de Geografia, v. 33, n. 74, 2023b.

PETSCH, C.; VELHO, L. F.; BATISTA, N. L.; BONA, A. S. de; SIMÕES, J. C. Estudantes blogueiros: interagindo com a educação polar. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 19, n. 1, 2023b.

PETSCH, C.; VELHO, L. F.; BONA, A. S. de. Alfabetização e letramento cartográfico polar: por que a Antártica não “aparece” nos mapas? In: Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares, 2020a, Pelotas. Anais... Pelotas, 2020, p. 125 - 137.

PETSCH, C.; BATISTA, N. L.; FRANÇA, B. da S.; FERNANDES, J. B. Navegando na maquete da Antártica: práticas de alfabetização e letramento cartográfico polar. Estudos Geográficos. v. 21, n. 3, 2023.

PROVENCHER, J. et al Polar Research Education, Outreach and Communication during the fourth IPY: How the 2007–2008 International Polar Year has contributed to the future of education, outreach and communication.Documentation. International Council for Science (ICSU), Paris, 2011.

ROWE, P.; FORTMANN, L.; GUASCO, T. L; WRIGHT, A.; RYKEN, A.; SEVIER, E.; STOKES, G; MIFFLIN, A.; WADE, R.; CHENG, H.; PFALZGRAFF, W.; BEAUDOIN, J.; RAJBHANDARI, I.; FOX-DOBBS, K.; NESHYBA, S. Integrating polar research into undergraduate curricula using computational guided inquiry, Journal of Geoscience Education, [s.l.], v. 69, p. 178-191, 2020.

SCHWANCK, F.; SIMÕES, J. C.; HANDLEY, M.; MAYEWSKI, P. A.; BERNARDO, R. T.; AQUINO, F. E. Anomalously high arsenic concentration in a West Antarctic ice core and its relationship to copper mining in Chile. Atmospheric Environment, v. 125, Part A, p. 257-264, 2016.

SHABUDIN, A. F. A.; RAHIMA, R. A.; FOO, N.G.A T. Strengthening Scientific Literacy on Polar Regions Through Education, Outreach and Communication (EOC). International Journal Of Environmental & Science Education, [s.l.], v. 11, n. 12,p. 5498-5515, 2016.

SILVEIRA, P. C.; PETSCH, C.; SIMÕES, J. C. Entre os altos e baixos do livro didático: a Antártica não é plana. Revista Geonorte. Edição Especial 4, v. 10, n.1, p.74-79, 2014.

SIMÕES, J. C., ROSA, K. K. DA, VIEIRA, R., PETSCH, C., VELHO, L. F., CARLOS, F. S., MARQUETTO, L., LINDAU, F. G. L., & RIBEIRO, R. DA R. Glossário da língua portuguesa da neve, gelo e termos correlatos – Segunda edição. Geografia Ensino & Pesquisa, 28, e85127, 2024.

WALTON, D.; XAVIER, J.; MAY, I.; HUFFMAN, L. Polar Educators International –a new initiative for schools. Antarctic Science, n. 25(4), p. 473-473, 2013.

XAVIER J. C.; FUGMANN G.; BECK I.; HUFFMAN L.; JENSEN E. Education on Biodiversity in the Polar Regions. In: CASTRO P.; AZEITEIRO U.; BACELAR-NICOLAU P.; LEAL FILHO W.; AZUL A. Biodiversity and education for sustainable development: world sustainability series. [s.l.]: Springer, 2014.

Downloads

Publicado

2025-08-07

Como Citar

França, B. da S., Fernandes, J. B., & Petsch, C. (2025). Contação de histórias nos polos: a criação da rede social para comunicação entre ursos polares e pinguins. Revista Ensino De Geografia (Recife), 8(2), 106–123. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.265699