Geotecnologias e alfabetização cartográfica: a construção da noção de legenda por meio do Google Earth
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.266175Parole chiave:
geotecnologias, alfabetização cartográfica, legenda cartográfica, Google Earth , ensino de geografiaAbstract
O artigo aborda a importância da alfabetização cartográfica no ensino de Geografia, especialmente diante das transformações educacionais impulsionadas pelas novas tecnologias. O objetivo central é apresentar uma experiência pedagógica realizada em 2021 com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, utilizando o Google Earth para recompor a aprendizagem em cartografia, prejudicada pela pandemia de COVID-19. A metodologia adotada envolveu atividades práticas na Escola Estadual do Campo de Porto Mendes, em Marechal Cândido Rondon, visando tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo. Os estudantes exploraram elementos como escala, localização e orientação por meio da ferramenta digital, permitindo-lhes visualizar e interpretar mapas de maneira mais significativa. O desenvolvimento da experiência focou na construção da noção de legenda cartográfica, aspecto essencial para a compreensão da linguagem cartográfica. O Google Earth possibilitou que os alunos criassem representações do espaço geográfico utilizando polígonos coloridos, facilitando a associação entre elementos reais e sua representação simbólica. A interatividade proporcionada pela plataforma favoreceu a abstração necessária para a compreensão cartográfica. As considerações finais destacam que o uso das geotecnologias potencializa a alfabetização cartográfica e torna o ensino de Geografia mais atrativo. No entanto, ainda existem desafios relacionados à infraestrutura escolar e à formação docente. Conclui-se que a integração entre cartografia e tecnologia pode contribuir significativamente para o aprendizado, preparando os estudantes para uma leitura mais crítica e qualificada do espaço geográfico.
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e Cartografar Com os Diferentes Mundos Geográficos: a alfabetização espacial. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
CAVALLINI, G. M.; PINHEIRO, I. A.; RICHTER, D. A potencialidade dos mapas digitais para o ensino de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 28, e85068, 2024.
CONZATTI, Shana. Planejamento anual e diário: Guia de planejamento no Fundamental I com a BNCC. eBook Kindle: São Paulo, 2018.
DAPPER, Vanderson Rafael Muller. Os saberes e as práticas dos professores do Ensino Fundamental - anos iniciais sobre a alfabetização cartográfica para a implementação da BNCC no território brasileiro. 2021. 174 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2021.
FARIA, Amanda Rafaela. A utilização de geotecnologias: proposta de oficina pedagógica para promoção da alfabetização cartográfica e do ensino de geografia. 15/05/2022 112 f. Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias Instituição de Ensino: Universidade Pitágoras Unopar, Londrina Biblioteca Depositária: UNOPAR, 2022.
GUERREIRO, Ana Lúcia. Alfabetização e letramento cartográficos na Geografia escolar. São Paulo: Edições SM, 2012.
NOGUEIRA, Ruth Emilia. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais. 2 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.
PEREIRA, Luiz Sidney Barcelos. A orientação geográfica como recurso didático. Francisco Beltrão, 2014. 177 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2014.
RIBEIRO, Romulo Afonso Santos; FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A cartografia escolar crítica e as tecnologias no ensino de geografia. Revista Signos Geográficos, [S. l.], v. 3, p. 1–17, 2021.
SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Cartografia no Ensino Fundamental e Médio. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Organizadora). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.
SIMIELLI, Maria Elena Ramos. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2011.
SOUSA, Iomara Barros. Geotecnologias e Recursos de Multimídia no Ensino de Cartografia: Percepção Socioambiental do Rio Alcântara no Município de São Gonçalo/RJ. 177 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Vanderson Rafael Muller Dapper

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.