A representação por mapas mentais para trabalhar a violência nas aulas de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.250301Parole chiave:
lugar, mapas mentais, violência, Ensino de GeografiaAbstract
A partir da compreensão da importância dos mapas mentais para o ensino-aprendizagem espacial, foi desenvolvida pesquisa durante as aulas de Geografia, com discentes do 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na Zona Leste de Campina Grande, PB. Tomando como referência o método fenomenológico e as técnicas da pesquisa colaborativa, o projeto foi realizado através da criação de situações de ensino-aprendizagem pautadas na representação, estudo e compreensão do lugar de vivência, buscando resgatar, por meio dos mapas mentais, as percepções descritas pelos discentes nas representações espaciais. Foi possível verificar que, apesar da Zona Leste ser conhecida como violenta, situação agravada pela forma como os meios de comunicação social noticiam os fatos ocorridos nessa região da cidade, os discentes não vivenciam esse fenômeno sócio-espacial da forma como é apresentada pela imprensa, a minoria identificou algum tipo de violência no lugar ou mesmo na escola, apesar de em suas casas serem colocados dispositivos de segurança, como grades e cercas elétricas. Por fim, a pesquisa disponibiliza informações sobre o trabalho com mapas mentais e suas contribuições no ensino-aprendizagem, aludindo à representação/leitura espacial e à construção de valores cidadãos, competências que sintetizam os objetivos do ensino de Geografia na escola básica.Riferimenti bibliografici
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