A educação em solos através da sala de aula invertida: uma experiência durante a pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.256607

Palavras-chave:

solos, metodologia ativa, sala de aula invertida, sequência didática.

Resumo

A sobre-exploração dos recursos naturais tem impactado diretamente na expansão dos processos de degradação ambiental. Dentre os recursos atingidos pelos processos destrutivos está o solo. Nesse sentido, e diante da importância do solo para manutenção da vida, é necessário desenvolver de forma significativa o ensino sobre ele na escola. Objetivou-se com este trabalho desenvolver uma sequência didática (SD) no 6° ano do Ensino Fundamental da Colégio Estadual Josué Passos – Ribeirópolis/SE, sobre conteúdos de solo com uso da Metodologia Ativa, Sala de Aula Invertida. Como principais resultados, tem-se que através da aplicação de questionário, constatou-se que o conhecimento dos educandos sobre solos é fortemente ligado ao uso deste para o plantio, implicando necessidade de práticas que levem a um aprendizado mais profundo. A inversão da sala de aula realizada através da sequência didática apresentou resultados positivos quanto à participação dos educandos durante o momento síncrono, percebido através das perguntas, curiosidades, discussões e engajamento, dessa forma, espera-se ter ampliado o conhecimento sobre o tema, contribuindo assim na disseminação e sensibilização quanto ao uso sustentável desse recurso.

Biografia do Autor

Angélica Oliveira de Almeida, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Alberto Carvalho/ Itabaiana (2014). Mestra em Ciências Naturais pela Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Alberto Carvalho/ Itabaiana (2022). Atualmente é Auxiliar em Administração da Universidade Federal de Sergipe-Campus Prof. Alberto Carvalho/ Itabaiana-SE.

Cristiano Aprígio dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professor do Departamento de Geografia e Programa de Pós Graduação em Ciências Naturais da UFS

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Publicado

2023-10-11

Como Citar

Almeida, A. O. de, & Santos, C. A. dos. (2023). A educação em solos através da sala de aula invertida: uma experiência durante a pandemia da COVID-19. Revista Ensino De Geografia (Recife), 6(2), 36–62. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.256607