A educação em solos através da sala de aula invertida: uma experiência durante a pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.256607Palavras-chave:
solos, metodologia ativa, sala de aula invertida, sequência didática.Resumo
A sobre-exploração dos recursos naturais tem impactado diretamente na expansão dos processos de degradação ambiental. Dentre os recursos atingidos pelos processos destrutivos está o solo. Nesse sentido, e diante da importância do solo para manutenção da vida, é necessário desenvolver de forma significativa o ensino sobre ele na escola. Objetivou-se com este trabalho desenvolver uma sequência didática (SD) no 6° ano do Ensino Fundamental da Colégio Estadual Josué Passos – Ribeirópolis/SE, sobre conteúdos de solo com uso da Metodologia Ativa, Sala de Aula Invertida. Como principais resultados, tem-se que através da aplicação de questionário, constatou-se que o conhecimento dos educandos sobre solos é fortemente ligado ao uso deste para o plantio, implicando necessidade de práticas que levem a um aprendizado mais profundo. A inversão da sala de aula realizada através da sequência didática apresentou resultados positivos quanto à participação dos educandos durante o momento síncrono, percebido através das perguntas, curiosidades, discussões e engajamento, dessa forma, espera-se ter ampliado o conhecimento sobre o tema, contribuindo assim na disseminação e sensibilização quanto ao uso sustentável desse recurso.
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