Do corpo e do vírus: Um breve ensaio não original

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-7354.2020.247552

Schlagworte:

corpo, vírus, docência, gênio não original, esgotamento

Abstract

O ensaio discute a relação entre corpo, vírus e docência em meio ao parar pandêmico relativo ao Sars-CoV-2. Escrito por meio de seleção, recorte e montagem de fragmentos de leitura, este texto assume a apropriação como artifício de criação. A partir da noção de “gênio não original”, de Marjorie Perloff, defende um estilo de pensamento pautado pela pesquisa e manipulação transcriadora de textos em circulação. Nomes como Paul Valéry, Roland Barthes, Gonçalo Tavares, Walter Benjamin, Paul B. Preciado, Gilles Deleuze, bell hooks, Byung-Chul Han, entre outros, são mobilizados a fim de sustentar a hipótese de um cuidado de si imanente a uma erótica textual, desde que leitura e escrita sejam vividas como práticas correlacionadas de viver-junto. As discussões encaminham-se para a defesa de um potencial pedagógico inerente ao isolamento social, na medida em que estabelece um estado real de impossibilidade, do qual devém a necessidade de criar outro campo de possíveis. A perspectiva adotada é a de um professor que, devendo esperar, traça para si um espaço-tempo íntimo e citacional de trabalho e autoatualização.

Autor/innen-Biografie

Cristiano Bedin da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor no Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Área de Didática, Currículo e Formação de Professores. Doutor em Educação pela UFRGS. Psicólogo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atuou na Universidade do Vale do Taquari - Univates (2012-2016), desempenhando diversas atividades nos níveis de ensino, pesquisa e extensão. É membro dos Grupos de Pesquisa CEM - Currículo, Espaço, Movimento (Univates), DIF - Artistagens, Fabulações, Variações (UFRGS) e Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação (UFRGS). Organizador do ciclo de debates Arredores da imagem (UFRGS). Integrante da Zona de Investigações Poéticas - ZIP (UFRGS-UERGS). Interessa-se pelas relações entre Arte, Literatura e Filosofia, tomadas como intercessores do pensamento em Educação. Com Barthes, Deleuze e Foucault, pesquisa estratégias de criação em meio às formações curriculares contemporâneas.

Literaturhinweise

O primeiro parágrafo deste exercício é extraído do texto “Saco plástico na cabeça: a gambiarra na pandemia” (Sabrina Sedlmayer), publicado pela coleção Pandemia crítica, organizada pela n-1 edições.

Da mesma coleção, apropriei, desloquei e montei fragmentos dos textos:

“Nossa humanidade” (João Perci Schiavon);

“Para uma libertação do tempo. Reflexão sobre a saída do tempo vazio” (Antonin Wiser);

“Os afetos na pandemia: algumas considerações filosóficas e psicanalíticas” (Iasmin Martins);

“Movimento na pausa” (André Lepecki);

“Posfácio a ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak” (Eduardo Viveiros de Castro);

“Um mundo em suspensão: des-globalização e reinvenção” (John Rajchman);

“Coexistência e co-imunismo” (Sam Mickey);

“O preço das coisas sem preço” (David Le Breton);

“A palavra enquanto” (Helga Fernández, Victoria Larrosa, Macarena Trigo);

“Rumos da universidade pública” (Colegiado do Bacharelado em História - Memória e Imagem, da Univ. Federal do Paraná);

“Coronavida: o pós-pandêmico é agora” (Giselle Beiguelman);

“Quando estamos separados, não estamos sozinhos” (Fred Moten e Stefano Harney);

“Traços humanos nas superfícies do mundo” (Judith Butler);

“Contingência, solidão, interrupção: ideias isoladas sobre um tempo com o qual não contávamos” (Eduardo Pellejero);

“O vírus é uma força anárquica de metamorfose” (Emanuele Coccia);

“Aprendendo do vírus” (Paul Preciado);

“Monólogo do vírus: eu vim parar a máquina cujo freio de emergência vocês não estavam encontrando” (https://lundi.am/Monologo-do-virus).

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Veröffentlicht

2020-12-23

Zitationsvorschlag

Costa, C. B. da. (2020). Do corpo e do vírus: Um breve ensaio não original. Estudos Universitários, 37(1/2), 71–86. https://doi.org/10.51359/2675-7354.2020.247552