Curricularização de ações extensionistas na formação de escolares como multiplicadores em primeiros socorros
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-7354.2021.251661Schlagworte:
cuidados de enfermagem, educação superior, promoção da saúde escolar, primeiros socorros, educação em saúdeAbstract
Educar em primeiros socorros, no ambiente escolar, promove aos participantes o estímulo ao pensamento crítico para identificar e realizar os procedimentos necessários em caso de urgências na comunidade. A associação dos graduandos do curso de Enfermagem com os escolares possibilita, a partir do processo de curricularização de ações extensionistas, a atuação profissional do enfermeiro. Dito isso, este estudo tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem no processo de curricularização de ações extensionistas em primeiros socorros para adolescentes escolares. Constitui um estudo do tipo relato de experiência desenvolvido por graduandos vinculados ao projeto de extensão intitulado Educação em saúde na formação de adolescentes escolares como multiplicadores em primeiros socorros em um contexto de cultura de paz, vinculado à disciplina Enfermagem em Situações de Urgência na Comunidade (EF542). Devido às medidas sanitárias para o controle da pandemia de Covid-19, as ações educativas ocorreram de forma virtual, via plataforma Google Meet, utilizando abordagem de ensino dialógica, participativa e lúdica e propiciando uma articulação entre os saberes científicos e populares e a construção do saber coletivo sobre o reconhecimento e assistência às vítimas em situação de primeiros socorros. A vivência dos graduandos de Enfermagem na ação extensionista, por meio da disciplina da grade curricular do curso, oportunizou a construção do saber capaz de integrar a tríade ensino, pesquisa e extensão, com um alcance para além dos muros da universidade, ao adentrar e intervir com parcerias no cenário escolar.
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