Curricularization of extension activities in the training of students as first aid multipliers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-7354.2021.251661

Keywords:

nursing care, college education, promotion of school health, first aid, health education

Abstract

Education in first aid in the school environment encourages participants to stimulate critical thinking to identify and carry out the necessary procedures in case of emergencies in the community. The association of undergraduate nursing students with schoolchildren enables the pro-fessional performance of nurses, based on curricularization process of extension activities. This study aims to report the experience of nursing students in the curricularization process of extension activities in first aid for adolescent students. It is a study of the experience report type developed by undergraduate students linked to the extension project entitled Health Education in the Training of School Adolescents as First Aid Mutipliers in a Context of Culture of Peace, linked to the course Nursing in Situations of Emergency in the Community (EF542). Due to sanitary measures to control the COVID-19 pandemic, educational actions took place virtually, via Google Meet platform, using a dialogic, participative and playful teaching approach, providing a link between scientific and popular knowledge and the construction of collective knowledge on the recognition and assistance to victims in first aid situations. The ex-perience of nursing undergraduates in the extension program, through the discipline of the course curriculum, provided the opportunity for the construction of knowledge capable of integrating the triad of teaching, research and extension, with a reach far beyond the university walls, by entering and intervening with partnerships in the school setting.

Author Biographies

Estela Maria Leite Meirelles Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2007). Professora Associado do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (PPGSCA) do Centro de Ciências da Saúde e Centro de Ciências Médica, respectivamente, ambos da Universidade Federal de Pernambuco. Segundo Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Assistir/Cuidar em Enfermagem CNPq/UFPE. Tem experiência na área de Enfermagem em Saúde Pública com pesquisas nos seguintes temas: Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Políticas Públicas em Saúde, Tecnologia em Saúde; Saúde da Criança e do Adolescente, hanseníase e violência. Atua em atividade extensionista em saúde escolar. Membro integrante em comissão editorial em periódico nacional e como avaliadora de periódicos nacionais e internacionais. 

Ana Claudia Cavalcante da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Atualmente é discente da graduação de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na participação do Grupo de Estudos e Pesquisas Assistir/Cuidar em Enfermagem CNPq/UFPE. Atuante extensionista nas seguintes áreas: saúde da criança e do adolescente, saúde escolar, bullying, primeiros socorros e COVID-19, havendo sido contemplada como bolsista de extensão PIBEXC (2019-2020) do projeto de extensão intitulado: Educação em Saúde na Formação de adolescentes escolares como multiplicadores em primeiros socorros: uma ação inclusiva no Programa Saúde Escolar. Em consonância, atualmente é bolsista da PROEXC do edital de apoio à pesquisa e ações artístico-culturais, do projeto intitulado "Protagonismo de graduandos de enfermagem e estudantes do ensino básico na produção de tecnologias educacionais sobre bullying e cyberbullying para construção da cultura de paz". Em associação, foi monitora da disciplina Enfermagem em situações de urgência na comunidade-EF542 (2019.2; 2020.3; 2020.1; 2020.2). Além disso, foi bolsista de iniciação científica, PIBIC-PROPESQ-UFPE (2020/2021), com linha de pesquisa na área de saúde coletiva, e desenvolveu o seguinte estudo: Desenvolvimento e Validação de uma Tecnologia Educacional em Saúde para Adolescentes sobre Medidas de Prevenção e Controle da COVID-19 e outras Síndromes Respiratórias Agudas Graves. Em consonância, atualmente é bolsista de iniciação científica, CNpq-UFPE, desenvolvendo o seguinte estudo: Aplicabilidade do Círculo de Cultura como Estratégia de Educação em Saúde sobre Medidas Sanitárias da Covid-19 para Adolescentes na Modalidade Remota

Sevy Reis Dias Egydio de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Biodispositivos Nanoestruturados (BIONANO / UFPE). Monitora da disciplina "Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico". Integrante do Projeto de Extensão "Educação em Saúde na Formação de Adolescentes Escolares como Multiplicadores em Primeiros Socorros: uma Ação Inclusiva no Programa Saúde Escolar.

Mariana Isabel Alexandre Moura, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Estudante da graduação do curso de enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Assistir/Cuidar em Enfermagem CNPq/UFPE e do grupo de pesquisa Pós-graduação e Educação em Direitos Humanos: um desafio contemporâneo, do(a) Universidade Federal de Pernambuco. Ex monitora da disciplina Tópicos de Biologia Celular e Histologia do Departamento de Histologia e Embriologia da UFPE e da disciplina Enfermagem em Situações de Urgência na Comunidade do Departamento de Enfermagem da UFPE. Membro do grupo de extensão Educação em Saúde na formação de adolescentes escolares como multiplicadores em primeiros socorros: uma ação inclusiva no Programa Saúde Escolar da UFPE

Anna Karla de Oliveira Tito Borba, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Especialista em Saúde da Família pelas Faculdades Integradas de Patos (2007). Especialista em Nefrologia pelo Programa de Residência em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (2009) e pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Nefrologia - SOBEN (2010). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Possui Especialização Didático-Pedagógica para Educação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Doutora em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (PPGERO) do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco. Participante de Grupo de Pesquisa - Saúde do Idoso e Assistir/Cuidar em Enfermagem. Tem experiência nas áreas de Enfermagem e Interdisciplinar, com ênfase em Diabetes, Doença Renal, Envelhecimento, Educação em Saúde e Educação Nutricional.

Karla Hellen Dias Soares, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sendo bolsista CAPES - Programa Demanda Social (CAPES-DS). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil (2019). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Assistir/Cuidar em Enfermagem CNPq/UFPE. Possui afinidade pela área de Educação em Saúde, Informática em Saúde, Tecnologia em Saúde e Educação em Enfermagem. E-mail: karladias_soares@hotmail.com

Tamyris Arcoverde Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da UFPE. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da UFPE. Especialista em Oncologia pelo Programa de Residência em Enfermagem do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP/PE). Graduação em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco - UPE

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Published

2021-12-14

How to Cite

Monteiro, E. M. L. M., Silva, A. C. C. da, Oliveira, S. R. D. E. de, Moura, M. I. A., Borba, A. K. de O. T., Soares, K. H. D., & Santos, T. A. (2021). Curricularization of extension activities in the training of students as first aid multipliers. Estudos Universitários, 38(2), 361–378. https://doi.org/10.51359/2675-7354.2021.251661