Saberes transcendentais
Xambá e o Portão do Gelo, do quilombo aos entrelaçamentos epistêmicos da cultura negra em Olinda, Pernambuco: uma entrevista com Ivo de Xambá
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-7354.2023.258907Palabras clave:
saberes transcendentais, Ivo de Xambá , Portão do GeloResumen
Adeildo Paraíso da Silva, Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é babalorixá e líder quilombola. Neste volume, ele concede entrevista a Auxiliadora Maria Martins da Silva, Doutora em Ciências da Educação pela UFPE e Professora Titular do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. Ivo de Xambá, como é conhecido, fala de como sua vida está pautada pelos ensinamentos africanos, fundamentos que permearam sua história profissional e vivência comunitária. Não somente, revela-nos também que o terreiro, enquanto uma imponência descolonizadora, é capaz de fazer compreender que existe outro patrimônio guardado pela cultura negra na sua cidade, Olinda, o berço do frevo: um patrimônio que não está afastado dos transcendentais sítios epistemológicos africanos historicamente instituídos e que se caracteriza no imaginário da população negra olindense por se opor, de forma ordenada através do quilombo Portão do Gelo, à colonialidade do poder, ao privilégio branco e também ao racismo recreativo. Os questionamentos levantados pela professora Auxiliadora Martins têm um objetivo que envolve a análise do processo de entrelaçamento epistêmico desse quilombo, e a sua prática de uma educação decolonial, com o São Benedito, bairro onde está localizado, assim como a maneira em que é formulada a luta antirracista a partir da perspectiva da africanidade destacando a memória desse espaço, as quais legitimam a presença do corpo negro na sociedade, em todas as suas mais profundas inquietações.
Citas
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