Saberes transcendentais

Xambá e o Portão do Gelo, do quilombo aos entrelaçamentos epistêmicos da cultura negra em Olinda, Pernambuco: uma entrevista com Ivo de Xambá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-7354.2023.258907

Palavras-chave:

saberes transcendentais, Ivo de Xambá , Portão do Gelo

Resumo

Adeildo Paraíso da Silva, Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é babalorixá e líder quilombola. Neste volume, ele concede entrevista a Auxiliadora Maria Martins da Silva, Doutora em Ciências da Educação pela UFPE e Professora Titular do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. Ivo de Xambá, como é conhecido, fala de como sua vida está pautada pelos ensinamentos africanos, fundamentos que permearam sua história profissional e vivência comunitária. Não somente, revela-nos também que o terreiro, enquanto uma imponência descolonizadora, é capaz de fazer compreender que existe outro patrimônio guardado pela cultura negra na sua cidade, Olinda, o berço do frevo: um patrimônio que não está afastado dos transcendentais sítios epistemológicos africanos historicamente instituídos e que se caracteriza no imaginário da população negra olindense por se opor, de forma ordenada através do quilombo Portão do Gelo, à colonialidade do poder, ao privilégio branco e também ao racismo recreativo. Os questionamentos levantados pela professora Auxiliadora Martins têm um objetivo que envolve a análise do processo de entrelaçamento epistêmico desse quilombo, e a sua prática de uma educação decolonial, com o São Benedito, bairro onde está localizado, assim como a maneira em que é formulada a luta antirracista a partir da perspectiva da africanidade destacando a memória desse espaço, as quais legitimam a presença do corpo negro na sociedade, em todas as suas mais profundas inquietações.

 

Biografia do Autor

Auxiliadora Maria Martins da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação.

Referências

FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. Prefácio de António Nóvoa, tradução de José Cláudio e Júlia Ferreira. Lisboa: Editora Educa-Formação/Universidade de Lisboa, 2002.

MUNANGA, K. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

WALSH, C. Interculturalidad crítica y pedagogía de-colonial: apuestas (des)del in-surgir, re-existir y re-vivir. In: MEDINA, P. (org.). Educación intercultural en América Latina: memorias, horizontes históricos y disyuntivas políticas. Cidade do México: Plaza y Valdés, 2009. Disponível em: https://www.uv.mx/iie/files/2013/01/Capitulo-Patricia.pdf. Acesso em: 11 out. 2022.

Downloads

Publicado

24.10.2023

Como Citar

Silva, A. M. M. da. (2023). Saberes transcendentais : Xambá e o Portão do Gelo, do quilombo aos entrelaçamentos epistêmicos da cultura negra em Olinda, Pernambuco: uma entrevista com Ivo de Xambá. Estudos Universitários, 40(1), 127–141. https://doi.org/10.51359/2675-7354.2023.258907