Em busca de uma redistribuição da violência
algumas reflexões sobre as perspectivas de Jota Mombaça
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-7354.2023.256109Schlagworte:
redistribuição, anticolonial, violência, poderAbstract
A obra Rumo a uma redistribuição desobediente de gênero e anticolonial da violência!, de autoria de Jota Mombaça, apresenta críticas à cultura de violência elaborada e consolidada historicamente pela sociedade brasileira no que tange às pessoas pobres, negras, mulheres e transgêneras, em contraposição ao perene privilégio branco, mantido com o apoio institucional do estado e garantido pela polícia. Tal obra ensaísta foi publicada pela Fundação Bienal de São Paulo, em decorrência da 32ª Bienal de São Paulo - Incerteza Viva, realizada em 2017. Em uma perspectiva de denúncia, a obra discorre sobre dados quantitativos e ações violentas contra pessoas negras e pobres, sobretudo quando mulheres e transgêneras. Também problematiza a estrutura do poder, desde a sua organização, desenvolvimento e manutenção até a sua institucionalização, que impacta fortemente a produção de violências diversas.
Literaturhinweise
MOMBAÇA, Jota. Rumo à uma redistribuição desobediente de gênero e anticolonial da violência. São Paulo: Fundação Bienal; OIP , 2017. Disponível em: https://issuu.com/amilcarpacker/docs/rumo_a_uma_redistribuic__a__o_da_vi. Acesso em: 7 jun. 2023.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Estudos Universitários

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International. A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os textos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos textos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.