Comunicação e Semiótica da Cultura: cinema como texto cultural

Autores

  • Gilka Vargas Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v15i2.230809

Palavras-chave:

comunicação, semiótica da cultura, cinema

Resumo

O presente artigo, inserido no campo de estudos da Comunicação, buscou nos estudos da Semiótica da Cultura de origem russa, através das formulações teóricas de Yuri Lotman, subsídios teóricos para compreender o cinema, meio de comunicação de massa, como um texto cultural. Partindo deste recorte, procuramos apontar como Claúdio Assis, cineasta brasileiro e sua equipe construíram, através da articulação dos textos (sistemas de signos) característicos da linguagem cinematográfica a sequência de abertura da personagem Wellington Canibal, do filme Amarelo Manga (2003, Brasil).

Biografia do Autor

Gilka Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Comunicação Social pela PUC-RS. Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul , Bacharel em Artes Plásticas - Ênfase em Desenho, Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2014-10-11

Edição

Seção

Dossiê