Comunicação e Semiótica da Cultura: cinema como texto cultural

Auteurs

  • Gilka Vargas Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI :

https://doi.org/10.34176/icone.v15i2.230809

Mots-clés :

comunicação, semiótica da cultura, cinema

Résumé

O presente artigo, inserido no campo de estudos da Comunicação, buscou nos estudos da Semiótica da Cultura de origem russa, através das formulações teóricas de Yuri Lotman, subsídios teóricos para compreender o cinema, meio de comunicação de massa, como um texto cultural. Partindo deste recorte, procuramos apontar como Claúdio Assis, cineasta brasileiro e sua equipe construíram, através da articulação dos textos (sistemas de signos) característicos da linguagem cinematográfica a sequência de abertura da personagem Wellington Canibal, do filme Amarelo Manga (2003, Brasil).

Biographie de l'auteur

Gilka Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Comunicação Social pela PUC-RS. Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul , Bacharel em Artes Plásticas - Ênfase em Desenho, Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publiée

2014-10-11

Numéro

Rubrique

Dossiê