Comunicação e Semiótica da Cultura: cinema como texto cultural

Autor/innen

  • Gilka Vargas Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v15i2.230809

Schlagworte:

comunicação, semiótica da cultura, cinema

Abstract

O presente artigo, inserido no campo de estudos da Comunicação, buscou nos estudos da Semiótica da Cultura de origem russa, através das formulações teóricas de Yuri Lotman, subsídios teóricos para compreender o cinema, meio de comunicação de massa, como um texto cultural. Partindo deste recorte, procuramos apontar como Claúdio Assis, cineasta brasileiro e sua equipe construíram, através da articulação dos textos (sistemas de signos) característicos da linguagem cinematográfica a sequência de abertura da personagem Wellington Canibal, do filme Amarelo Manga (2003, Brasil).

Autor/innen-Biografie

Gilka Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Comunicação Social pela PUC-RS. Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul , Bacharel em Artes Plásticas - Ênfase em Desenho, Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Veröffentlicht

2014-10-11

Ausgabe

Rubrik

Dossiê