A estética da personagem de horror no Brasil: reflexões sobre Zé do Caixão e O Morto do Pântano
DOI:
https://doi.org/10.34176/icone.v17i3.242278Schlagworte:
Horror, Terror, Histórias em Quadrinhos, Zé do Caixão, O Morto do PântanoAbstract
Esse artigo busca entender as personagens ficcionais Zé do Caixão e O Morto do Pântano como referências de estrutura e de estilo do gênero horror nas histórias em quadrinhos brasileiras. Por um escopo metodológico baseado em leitura observativa, serão tratados aspectos dessas personagens cujas referências se encontram na literatura clássica ocidental. Para chegarmos a essas referências, pretende-se traçar um breve panorama histórico do horror e de suas personagens em três correntes históricas correlacionadas da literatura: 1. No séc. XIII, enquanto roupagem de controle religioso-social, que causava sentimentos de medo e respeito pelo sobrenatural; 2. No começo do séc. XIX, enquanto gênero literário consolidado, que oferecia originalidade e autonomia para as narrativas; 3. Do séc. XIX em diante, com a proliferação do horror enquanto referência artística e de consumo massificado.
Literaturhinweise
ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia: Inferno. São Paulo: Ed. 34, 1998.
BAGNARIOL, Piero. ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia em quadrinhos. São Paulo: Editora Peirópolis, 2011.
CARROLL, Noel. A filosofia do horror ou paradoxos do coração. Campinas: Papirus, 1999.
JUNIOR, Gonçalo. Enciclopédia dos Monstros. São Paulo: Ediouro, 2008.
LOVECRAFT, Howard Phillips. O horror sobrenatural na literatura. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987.
MANN, Carlos (Org.). O morto do pântano. São Paulo: Opera Graphica Editora, 2005.
MELO, Marcelo Briseno Marques de. Autópsias do horror: a personagem de terror no Brasil. São Paulo: LCTE Editora; FAPESP, 2011.
RADCLIFFE, Ann. On the supernatural in poetry. The New Monthly Magazine, v. 7, p. 145-152, 1826. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Ann_Radcliffe>. Acesso em: 27 fev. 2019.
SANTOS NETO, Elydio dos. Os quadrinhos poético-filosóficos de Gazy Andraus: Provocações de uma visão crítica, espiritual e afirmativa da vida. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007, Santos. Anais... São Paulo: Intercom, 2007. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0463-1.pdf>. Acesso em: 3 fev. 2019.
SÜSSEKIND, Pedro. Friedrich Schiller: do sublime ao trágico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
SILVA, Luciano Henrique Ferreira da. O gênero de horror nos quadrinhos brasileiros: linguagem, técnica e trabalho na consolidação de uma indústria – 1950-1967. 2012. 316 f. Tese (Doutorado em Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, UTP, Curitiba, 2012.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
A submissão de originais para a Ícone implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Ícone sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Ícone como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais, científicas, não-comerciais, desde que citada a fonte, conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na revista Ícone, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.