As Fotografias de Cindy Sherman: Reflexão e criação sobre os sujeitos contemporâneos

Autores

  • Camila Leite Araújo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v14i2.230654

Palavras-chave:

autorretrato, performance, identidade, processos de criação

Resumo

Este artigo objetiva uma reflexão sobre a obra da artista plástica Cindy Sherman, a partir de três trabalhos: A Play of Selves (1975), Untitled Film Stills (1977-1980) e The Cosmopolitans (1998), na tentativa de compreender como seus autorretratos serviram de instrumento para criar e refletir a condição das identidades contemporâneas. Desta forma, o artigo divide-se em quatro partes: de início, uma introdução sobre o trabalho de Sherman; na segunda parte é analisada ‘A play of Selves’ contextualizando as obras iniciais da artista com sua tentativa de elaborar uma autorreflexão; segue-se uma análise de ‘Untitled Film Stills’ a partir de uma estratégia de questionar as imagens irreais socialmente construídas a respeito das mulheres; na ultima parte abordaremos a obra ‘The Cosmopolitans’ a partir de questões universais como o medo de envelhecer, a pressão social para homogeneizar os padrões estéticos e idéias equivocadas sobre a beleza feminina. 

Biografia do Autor

Camila Leite Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bolsista Capes, Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2012-12-31

Edição

Seção

Artigos Livres