As Fotografias de Cindy Sherman: Reflexão e criação sobre os sujeitos contemporâneos

Autores/as

  • Camila Leite Araújo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v14i2.230654

Palabras clave:

autorretrato, performance, identidade, processos de criação

Resumen

Este artigo objetiva uma reflexão sobre a obra da artista plástica Cindy Sherman, a partir de três trabalhos: A Play of Selves (1975), Untitled Film Stills (1977-1980) e The Cosmopolitans (1998), na tentativa de compreender como seus autorretratos serviram de instrumento para criar e refletir a condição das identidades contemporâneas. Desta forma, o artigo divide-se em quatro partes: de início, uma introdução sobre o trabalho de Sherman; na segunda parte é analisada ‘A play of Selves’ contextualizando as obras iniciais da artista com sua tentativa de elaborar uma autorreflexão; segue-se uma análise de ‘Untitled Film Stills’ a partir de uma estratégia de questionar as imagens irreais socialmente construídas a respeito das mulheres; na ultima parte abordaremos a obra ‘The Cosmopolitans’ a partir de questões universais como o medo de envelhecer, a pressão social para homogeneizar os padrões estéticos e idéias equivocadas sobre a beleza feminina. 

Biografía del autor/a

Camila Leite Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bolsista Capes, Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

2012-12-31

Número

Sección

Artigos Livres