Imagem Americana: a intencionalidade de comunicação nos bastidores dos abusos de poder no governo Barack Obama

Autores/as

  • Paulo César Boni Universidade Estadual de Londrina
  • Sergio Marilson Kulak Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v15i2.230803

Palabras clave:

revista veja, desconstrução analítica, intencionalidade de comunicação, abuso de poder

Resumen

O presente ensaio visa avaliar a intenção dos fotógrafos no momento da captura das imagens do escândalo dos abusos de poder ligados à alta cúpula da política norte-americana, veiculadas em 22 de maio de 2013 pela revista Veja, por meio da metodologia da desconstrução analítica para aferição da intencionalidade de comunicação dos fotógrafos na construção de significados e transmissão de informações. Com base na análise dos recursos técnicos e dos elementos de linguagem fotográfica (intencionalidade de comunicação) utilizados por eles no momento do registro fotográfico, o estudo busca chegar o mais próximo do ideal projetado pelos fotógrafos na concepção de suas imagens.

Biografía del autor/a

Paulo César Boni, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do Curso de Especialização em Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Sergio Marilson Kulak, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduado em Comunicação Social – Habilitação Publicidade e Propaganda pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Publicado

2014-10-11

Número

Sección

Dossiê