Imagem Americana: a intencionalidade de comunicação nos bastidores dos abusos de poder no governo Barack Obama

Autores

  • Paulo César Boni Universidade Estadual de Londrina
  • Sergio Marilson Kulak Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v15i2.230803

Palavras-chave:

revista veja, desconstrução analítica, intencionalidade de comunicação, abuso de poder

Resumo

O presente ensaio visa avaliar a intenção dos fotógrafos no momento da captura das imagens do escândalo dos abusos de poder ligados à alta cúpula da política norte-americana, veiculadas em 22 de maio de 2013 pela revista Veja, por meio da metodologia da desconstrução analítica para aferição da intencionalidade de comunicação dos fotógrafos na construção de significados e transmissão de informações. Com base na análise dos recursos técnicos e dos elementos de linguagem fotográfica (intencionalidade de comunicação) utilizados por eles no momento do registro fotográfico, o estudo busca chegar o mais próximo do ideal projetado pelos fotógrafos na concepção de suas imagens.

Biografia do Autor

Paulo César Boni, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do Curso de Especialização em Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Sergio Marilson Kulak, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduado em Comunicação Social – Habilitação Publicidade e Propaganda pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Downloads

Publicado

2014-10-11

Edição

Seção

Dossiê