Parte 2 - Quase Homem, Quase Mulher: As Repercussões na Rede Social Facebook de Gênero e Sexualidade Trans da Publicidade Veiculada na Televisão Aberta Brasileira
DOI :
https://doi.org/10.34176/icone.v17i2.241224Mots-clés :
LGBTQIA , Publicidade, Gênero, Sexualidade, RepresentaçõesRésumé
Este texto é recorte de pesquisa iniciada em 2009, com corpus de 122 comerciais veiculados em TV Aberta, que abordam a temática LGBTQIA+. A pesquisa estrutura-se entre análise das representações em TV e das repercussões de parte desses comerciais na rede social Facebook. Aborda-se, neste momento, mais especificamente, um recorte sobre o tipo de engajamento dos comerciais que tiveram repercussões nas páginas das marcas e que aludem à temática ou a personagens trans, a letra T da sigla apresentada, num total de cinco comerciais. As peças publicitárias, no geral, tiveram repercussão positiva, gerando engajamento com seu público, apesar de comentários que reagem negativamente, com argumentos de cunho religioso em sua maioria, e outros com críticas afora da temática em questão.Références
CONNELL, Robert William. Masculinidades. Trad. Irene M. Artigas. México: UNAM/PUEG, 2003. cap. 3,p. 103/129-cap.8-9, p. 249/302.
CONNELL, Robert William. Políticas da Masculinidade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, 185-206, jul/dez. 1995
BAUER, Martin W. Análise de Conteúdo Clássica: uma revisão. In: Bauer, Martin; GASKEL, George (editores). Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Trad. Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2002, p.189-217.
BUTLER, Judith. Corpos que Pesam: sobre os limites discursivos do “sexo”. IN:LOURO, Guacira Lopes. (Org.) O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
FACCHINI, Regina. Sopa de Letrinhas?: movimento homossexual e produção de identidades coletivas nos anos 1990. Rio de Janeiro: Garamond 2005.
GASTALDO, Édison. Publicidade e Sociedade: uma perspectiva antropológica. Porto Alegre: Sulina, 2013.
HALL, Stuart. Representation. Cultural Representation and Signifying Pratices. London: Sage/Open University, 1997.
KATZ, Jonathan Ned. A Invenção da Heterossexualidade. Rio de Janeiro: Ed. Ediouro Publicações, 1996.
KIMMEL, M. A produção simultânea de masculinidades hegemônicas e subalternas. In: Horizontes Antropológicos, n. 9, ano 4, 1998.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
LOURO, Guacira Lopes. Teoria Queer: uma política pós-identitária para a educação. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, V. 9, n. 2, p. 541-553, 2001. Disponível em <https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/S0104-026X2001000200012/8865>. Acesso em: 22 nov. 2016.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Trad. de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2003.
NICHOLSON, Linda. Interpretando o gênero. Estudos Feministas. Ano 8. 2° semestre 2000. p. 09-41. Disponível na Internet http://www.portalfeminista.org.br, em 10 de janeiro de 2006.
RECUERO, Raquel. Um estudo do Capital Social gerado a partir de Redes Sociais no Orkut e nos Weblogs. Revista Famecos, n. 28, p. 88-106, dez., 2005.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. 2ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2014.
RODRIGUES, André Iribure. As representações das homossexualidades na publicidade e propaganda veiculadas na televisão brasileira: um olhar contemporâneo das últimas três décadas. 2008. Tese de Doutorado – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/13806?locale=pt_BR>. Acesso em: 20 out. 2016.
RODRIGUES, A. I.; TOALDO, M. M. Interação e Engajamento entre Marcas e Consumidores/Usuários no Facebook. Trabalho apresentado no GP Publicidade e Propaganda, XV Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro, RJ - 4 a 7 de setembro de 2015.
TREVISAN, João Silvério. Devassos no paraíso: (a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade). 6ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Ícone 2019

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas de Modification 4.0 International.
A submissão de originais para a Ícone implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Ícone sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Ícone como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais, científicas, não-comerciais, desde que citada a fonte, conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na revista Ícone, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.