Figurações do insólito, entre texto e tela: curta Murilo
DOI:
https://doi.org/10.34176/icone.v17i3.242263Parole chiave:
Narrativa, Murilo Rubião, cinema de animação, Olímpio CostaAbstract
Este ensaio focaliza O Ex-mágico, curta-metragem dirigido por Olímpio Costa, adaptação fílmica que propõe uma parceria inusitada entre dois contos de Murilo Rubião: O ex-mágico da Taberna Minhota e Teleco o coelhinho, reverberando em insólitas figurações o viés ilógico das narrativas murilianas e as vicissitudes que personagens vivenciam em face da impossibilidade de se esquivar dos exaustivos entraves que os afetam.
Narrativa; Murilo Rubião; Cinema de animação; Olímpio CostaRiferimenti bibliografici
BESSIÈRE, Irene. Le récit fantastique. Paris: Larrousse, 1974.
______ . O Relato Fantástico: forma mista do caso e da adivinha. In: Revista Fronteiraz, São Paulo, n. 9, dezembro de 2012.
CANDIDO, Antonio.. “A nova narrativa”. In. A Educação pela Noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989. (p. 199- 206)
______ . A Educação pela noite. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.
CESERANI, Remo. O fantástico. Tradução de Nilton Cezar Tridapalli. Curitiba: Ed. UFPR, 2006.
CUNHA, Maria Zilda. “No tecer de novos paradigmas”. In: O insólito na Literatura Infantil e Juvenil: Conferências. Rio de Janeiro, Ed.Dialogartes, 2011. (p. 55-71) 2011),
CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. Trad. Davi Arrigucci Jr. e João Alexandre Barbosa. Org. Haroldo Campos e Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Perspectiva, 2004.
O EX-MÁGICO. Direção: Olímpio Costa e Maurício Nunes. Brasil, Cattleya Produções, 2016.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Lisboa: Ed. Lisboa: Veja, 2012.
REIS, Flávia. “O Ex-mágico: o curta-metragem de Olímpio Costa”. In: Revista Literartes. n. 6. Resenhas. p. 180 – 188, 2016.
ROAS, David. “A ameaça do fantástico”. In: A ameaça do fantástico: aproximações teóricas. Trad. Julián Fuks. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
RUBIÃO, Murilo. Obra Completa. Edição do centenário. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
A submissão de originais para a Ícone implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Ícone sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Ícone como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais, científicas, não-comerciais, desde que citada a fonte, conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na revista Ícone, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.