Como traduzir o caminho do burro em um teorema em ação: análise de situações de conhecimento matemático contextualizado à luz da teoria dos campos conceituais

Autores

  • Nadja Maria Acioly-Régnier Université Claude Bernard Lyon 1

Palavras-chave:

teorema em ação, matemática extraescolar, resolução de problemas

Resumo

Os esquemas, que estão na base da teoria piagetiana, são retomados por Gérard Vergnaud, na teoria dos campos conceituais. Apesar de diretamente voltados para a ação, esses esquemas possuem um núcleo conceitual passível de ser analisado. Nessa perspectiva teórica, os procedimentos de resolução de problemas fazem sempre referência a “conceitos”. Este artigo focaliza uma situação de conhecimento extraescolar, e propõe uma explicitação do teorema matemático subjacente ao raciocínio do sujeito. Postula-se, entretanto que teoremas em ação não são restritos ao raciocínio extraescolar e que no contexto escolar o professor deve também buscar uma explicitação conceptual para desempenhos aparentemente desprovidos de sentido para a avaliação do nível de conceptualização dos alunos. Esse procedimento permite a compreensão do processo de resolução de problema e estratégias pedagógicas mais pertinentes.

Referências

ABREU, G.;BISHOP, A. Do children bring "home mathematics" to their understanding of the "school mathematics". In: BIENNIAL MEETINGS OF THE INTERNATIONAL SOCIETY FOR THE STUDY OF BEHAVIORAL DEVELOPMENT –ISSBD, 12., 1993, Recife,Brazil. Proceedings...Recife: ISSBD, 1993.

ACIOLY, N. M. A Lógica Matemática no jogo do bicho: compreensão ou utilização de regras? 1985. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) -Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil, 1985.

ACIOLY, N. M. Interaction sociale: Variable négligeable en situations de recherche? Étude clinique sur les concepts de pourcentage et de proportionnalité chez des adultes “bas niveau de qualification”, Mémoire de D.E.A. Paris: Université René Descartes, 1989.

ACIOLY, N. M.; SCHLIEMANN, A. D. Escolarização e conhecimento matemático desenvolvido no contexto do jogo do bicho. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 61, p. 42-57, 1986.

ACIOLY-REGNIER, N. M. La juste mesure: une estude des competences mathematiques des travailleurs de la canne a sucre du Nordeste du Bresil dans le domainede la mesure. 1994. Tese (Doutorado em Psicologia) –Université Paris Descartes, Paris 5, França. 1994.

ACIOLY-REGNIER, N. M. Culture et Cognition: Domaine de recherche, Champ conceptuel, Cadre d’intelligibilité et Objet d’étude fournissant des instruments pour conduire des analyses conceptuelles et méthodologiques en psychologie et en sciences de l’éducation-Habilitation à Diriger des Recherches Université Lumière Lyon 2. Lyon: Lyon Université, 2010.

ACIOLY-RÉGNIER, N. M. Educação formal, não formal e informal: desconstruindo muros que separam e enfatizando os poros invisíveis entre diferentes formas de aprender. In: FERREIRA, A. L.; ACIOLY-RÉGNIER, N. M., (Coord.) Psicologia dosProcessos interativos nos espaços de periferia: a formação humana em questão. Recife: Universitária UFPE, 2011.

BRÉDART, S.; RONDAL, J. A. L’analyse Du langage chez l’enfant: lês activités métalinguistiques. Bruxelas: Mardaga, 1982.

CARRAHER, T. N.; CARRAHER, D. W.; SCHLIEMANN, A. D. Na vida dez; na escola, zero: os contextos culturais da aprendizagem da matemática.Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 42, p. 79-86, 1982.

CARRAHER, T. N.; CARRAHER, D. W.; SCHLIEMANN, A. D. Mathematics in the streets and in schools. British Journal of Developmental Psychology, n. 3, p. 21-29, 1985.

CHAUDRON, C. Research on metalinguistic judgments: A review of theory, methods, and results. Language Learning, v. 33, p. 343-377, 1983.

COLE, M.;BRUNER, J. Cultural differences and inferences about psychological processes.American Psychologist, v. 26,n. 10, p.867-876,1971.

Da ROCHA FALCÃO, J.T.Psicologia da Educação Matemática: uma introdução. Coleção Tendências em Educação Matemática. Autêntica: Belo Horizonte, 2003.

DOUADY, R.; PERRIN-GLORIAN, M. J. Un processus d’apprentissage du concept d’aire de surface plane. Educational Studies in Mathematics, n. 20, p. 387-424, 1989.

FRADE, C.; ACIOLY-RÉGNIER, N. M.; JUN, L. Beyond deficit models of learning mathematics: sociocultural directions for change and research. In:CLEMENTS, M. et al. (Ed.).3rdInternational Handbook of Mathematics Education. New York: Springer, p. 101-144.2013.

GOMBERT, J. E. Metalinguistic development. London: Harvester-Wheatshef, 1992.

KOLINSKY, R. L’émergence dês habilites métalinguistiques. Cahiers de Psychologie Cognitive, v. 6, p. 379-404, 1986.

LOOS,H.;Da ROCHA FALCÃO, J.; ACIOLY-RÉGNIER, N. M. A ansiedade na aprendizagem da matemática e a passagem da aritmética para a álgebra. In: BRITO, M. R. F. (Org.). Psicologia da Educação Matemática-Teoria e pesquisa. 2. ed. Campinas: Insular, 2006,p. 235-261.

PERRET-CLERMONT, A.N.;PERRET, J.F.;BELL, N.The social construction of meaning and cognitive activity in elementary school children. In:RESNICK, L. B.;LEVINE, J. M.;TEASLEY, S. D. (Ed.),Perspectives on Socially Shared CognitionWashington D.C.: American Psychological Association, 1991. p. 41-62.

PESSOA, F. Poemas de Alberto Caeiro. Lisboa: Ática, 1946.

PIAGET, J. Intellectual Evolution from Adolescence to Adulthood. Human development, v. 15, p. 1-12, 1972.

SCHLIEMANN, A. D.; ACIOLY, N. M. Mathematical Knowledge Developed at work: the contribution of practice versus the contribution of schooling, Cognition and Instruction, New Jersey, v. 6, n 3, p. 185-221, 1989a.

SCHLIEMANN, A. D.; ACIOLY, N. M. Numbers andoperation in everyday problem solving, In: KEITEL, P. C.et al.(Ed.). Mathematics Education and Society, Paris, UNESCO, Science and Technology Education, v.35,1989b.

VERGNAUD, G. Quelques orientations theoriques et methodologiques des recherches françaises en didactique des mathématiques. Recherches en Didactique des Mathématiques,v. 2, n. 2, p. 215-232, 1981.

VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en didactique des mathématiques, v. 10, n. 2, p. 133-170, 1990.

VERGNAUD, G. Approches didactiques en formation d'adultes. In:VERGNAUD, G. Éducation Permanente, n. 11, 1992.

Downloads

Publicado

2014-06-10

Como Citar

Acioly-Régnier, N. M. (2014). Como traduzir o caminho do burro em um teorema em ação: análise de situações de conhecimento matemático contextualizado à luz da teoria dos campos conceituais. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 5(1). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2212

Edição

Seção

ARTIGOS - EDIÇÃO TEMÁTICA - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA