O “Globinho Pirulito” como mediador no ensino e na aprendizagem de geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253826Keywords:
Recurso Didático, Ensino, Aprendizagem, Metodologias.Abstract
Na Geografia existem diversos recursos didáticos que podem ser instrumentos de mediação no estudo do espaço geográfico, o mais conhecido deles é o globo terrestre. Como objetivo do trabalho, queremos demonstrar a importância do processo de construção do globo terrestre de baixo custo e sua utilização como mediador de ensino nas aulas de Geografia do 6º ano. No decorrer do processo, os estudantes construíram um globo a partir do planisfério e assim, com base nele, explicaram e visualizaram os conteúdos relacionados ao planeta Terra, seus movimentos, os oceanos e os continentes. O uso de recursos didáticos é um caminho importante a ser trilhado pelo educador durante suas aulas, pois como observamos no decorrer desse trabalho ele contribui no processo de ensino e aprendizagem.
References
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segunda versão revista. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 02 mar 2022.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.
CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: Um conceito chave da Geografia. In: CASTRO, Iná Elias de (Org.); GOMES, Paulo Cesar da Costa (Org.); CORRÊA, Roberto Lobato (Org.). Geografia: Conceitos e Temas. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001, p. 15-47.
COUTINHO, Clara; LISBÔA, Eliana. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para a educação no século XXI. In Revista de Educação, V. XVIII, n.1, 2011.
COZENZA, Ramon M. GUERRA, B. LEONOR. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: ARTMED, 2011.
DALE, Edgar. Métodos audiovisuais em Ensino. Nova York: The Dryden Press, 1969.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. Ed. São Paulo: Cortez, 2006,
DUARTE, Newton. A teoria da atividade como uma abordagem para a pesquisa em educação. Revista Perspectiva, v.20, n.02, p. 279-301, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Editora Paz e Terra, 1996.
LACOSTE, Yves. A geografia – isso serve, em primeiro lugar para fazer guerra. Tradução Maria Cecília França – Campinas, SP: Papirus, 1988.
MORAES, Cândida M. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.
NASCIMENTO, Rosemy da Silva, BASQUEROTE SILVA, Adilson Tadeu. CARTOGRAFIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA – DESAFIOS E SUCESSOS. ENANPEGE – GEOGRAFIA, CIÊNCIA E POLÍTICA – Do pensamento à ação, da ação ao pensamento 2017. Acesso em: www.enanpege.ggf.br/201.
NASCIMENTO, Rosemy da Silva. GLOBINHO PIRULITO - Elaboração de globo terrestre como recurso didático para Educação Geográfica. RESEARCHGATE, nov.2018.
Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/329027628_GLOBINHO_PIRULITO_-_Elaboracao_de_globo_terrestre_como_recurso_didatico_para_Educacao_Geografica. Acesso em 23 de mar.2022.
NASCIMENTO, Rosemy da Silva, SPRINGER, Kalina, BASQUEROTE SILVA, Adilson Tadeu. Cultura acadêmica e escolar — anacronismo no campo teórico e prático da educação geográfica e mediações para a cartografia escolar. Geografias interativas / Rosa Elisabete Militz W. Martins; Ivaine Maria Tonini; Roselane Zordan Costella (org.) - Florianópolis: UDESC, 2020.
PAGANELLI, T. Reflexões sobre categorias, conceitos e conteúdos geográficos: seleção e organização. In: PONTUSCHKA, Nídia.Nacib. & OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino(orgs.) Geografia em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002. p. 149-157.
REGO, Cristina T. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2007.
VESENTINI, José Willian. O Ensino da geografia no século XXI. Campinas: Papirus, 2004.
VIGOTSKI, Lev S. Obras Escogidas: problemas de psicologia geral. Gráficas Rogar. Fuenlabrada. Madrid, 1982.
VIGOTSKI, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution NonCommercial International 4.0 (CC BY-NC) that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
