CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS, ENSAIOS, RELATOS DE EXPERIÊNCIA E RESENHAS - v. 38, n. 2, 2021

2021-06-11

As Universidades Públicas e o Desenvolvimento do Brasil – 75 anos da UFPE


A história do desenvolvimento do país e a trajetória das universidades públicas se mesclam, nesses 213 anos de atuação do Ensino Superior brasileiro, em processos de avanços, cisões, reagrupamentos, investimentos, cortes e interiorização. Para além da entrega de recursos humanos especializados e do estímulo à economia local, as universidades públicas têm contribuído com produção de conhecimento sistematizado, pesquisa, práxis pedagógica, desenvolvimento de técnicas e tecnologias que possibilitaram e continuam a possibilitar o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, mesmo sob constantes ataques e cortes orçamentários.

Atuando no campo do ensino, da extensão, da pesquisa e da inovação, as universidades públicas brasileiras têm contribuído com o desenvolvimento do país muito além das questões socioeconômicas, produzindo ações que salvam vidas ‒ como neste período de enfrentamento à Covid-19 ‒ e formulando um pensamento profundo e crítico que reelabora conhecimentos e perspectivas científicos, humanos e culturais,  que se materializam em transformação social.

Consoante a esse fazer acadêmico e social, que contribui com o desenvolvimento do Brasil em diversos setores, está a Universidade Federal de Pernambuco. A história institucional da UFPE se inicia em 11 de agosto de 1946 com a união das faculdades de Direito (1827), Medicina (1927), Filosofia (1941) e das escolas de Belas Artes (1932) e Engenharia (1895), formando assim a Universidade do Recife, um dos primeiros centros universitários da região Norte e Nordeste, passando por sua federalização em 1965, quando assume o atual nome, e por sua recente expansão para o interior de Pernambuco, em 2009, até chegar ao seu atual processo de reinvenção, com atividades de ensino, extensão e pesquisa sendo realizadas remotamente, devido ao distanciamento social causado pela pandemia de Covid-19.

Diante do exposto, desses anos de história e serviço, através da Estudos Universitários: revista de cultura, a UFPEconvida colaboradores, das mais diversas áreas do conhecimento, para participar da composição deste número que criará um espaço multidisciplinar para expor, debater e compartilhar, sob múltiplas perspectivas, o fazer acadêmico e social das universidades públicas e sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil. 

Com esta iniciativa, a Estudos Universitários celebra o aniversário de 75 anos da nossa Universidade e espera receber e publicar artigos, ensaios, relatos de experiência e resenhas que tratam, a partir das suas respectivas áreas, da temática abordada nesta chamada. 

Os textos devem ser submetidos de 10 de junho a 9 de agosto de 2021 através do site da revista, onde também constam as instruções para edição e envio: https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios. O número tem previsão de lançamento em dezembro de 2021.


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A título de exemplo, indicamos alguns tópicos como opções temáticas para este número:


- Arte e cultura nas universidades públicas brasileiras;

- Caminhos e perspectivas para o fazer científico na pós-modernidade;

- Ciência, tecnologia e ensino na dinâmica capitalista contemporânea;

- Convênios entre universidades, órgãos públicos e empresas privadas;

- Cotas sociais e população negra e periférica nas universidades; 

- Democratização do acesso à informação e o fazer científico na era de fake news;

- Desenvolvimento de tecnologias sociais nas universidades públicas;

- Dialogismo entre os diversos conhecimentos e o fazer acadêmico;

- Educação a distância como política de expansão da Educação Superior no Brasil;

- Educação Superior inclusiva: revisão e propostas de soluções;

- Ensino, extensão, pesquisa e inovação universitária: perspectivas de integração;

- Faculdade de Direito do Recife: história, personagens e contribuição;

- Inovação e registro de patentes pelas universidades públicas; 

- Instituições pioneiras do Ensino Superior no país;

- Interiorização das universidades e o crescimento socioeconômico das regiões;

- Mulheres cientistas e o desenvolvimento das universidades públicas; 

- Perspectivas de reformulação do ensino superior no período pós-pandêmico;

- Pioneirismo e descobertas nas universidades brasileiras;

- População LGBTQIA+ nas universidades públicas;

- Reelaboração das formas de acesso e manutenção dos estudantes nas universidades;

- Relação entre políticas afirmativas nas universidades e a transformação social;

- Relação entre universidades públicas, mercado de trabalho e empresas privadas;

- Transformação social e extensão universitária;

- Universidade do Recife e a criação da UFPE;

- Universidades brasileiras no contexto acadêmico-científico mundial;

- Universidades públicas e o enfrentamento à Covid-19;

- Universidades públicas e os movimentos sociais no Brasil.


Recife, 10 de junho de 2021.


Cordialmente,


Equipe editorial