Validação de cartilha educativa: orientação para cuidadores de pacientes traqueostomizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2023.257246

Palavras-chave:

traqueostomia, educação em saúde, cuidadores

Resumo

A traqueostomia é um procedimento cirúrgico onde é realizada uma incisão na parede anterior da traqueia cervical e na pele e tecidos moles adjacentes com o objetivo de desobstrução das vias aéreas. Apesar da traqueostomia ter benefícios para a melhora da respiração, ela pode apresentar diversas complicações, dentre elas, obstrução traqueal, infecção local e deslocamento da cânula e para evitar essas complicações é necessário que os cuidadores de pacientes traqueostomizados saibam sobre os cuidados. Diante disso, o objetivo do estudo foi validar uma cartilha educativa de orientação para cuidadores de paciente traqueostomizados. A cartilha foi desenvolvida pela autora em seu projeto de mestrado intitulado “Construção e validação de uma cartilha educativa como instrumento de educação em saúde para cuidadores de pacientes traqueostomizados” na Universidade Estadual do Ceará. O produto foi validado por 09 juízes especialistas. O instrumento usado para validação de conteúdo foi o IVCES e o instrumento usado para validação de aparência foi o IVATES. Como resultado, o conteúdo alcançou IVC: 0,93 e IVA:  93%, obtendo boa pontuação de validação. Pode-se concluir que o presente estudo alcançou o objetivo de validar a cartilha de orientação para cuidadores de pacientes traqueostomizados quanto a sua aparência e conteúdo.

Biografia do Autor

Eveline Lima Maia, Hospital Universitário Walter Cantídio; Hospital Carlos Alberto Studart Gomes

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (1996). Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela UNIFOR. Especialização em Psicomotricidade pela UECE. Título de Especialista em Fisioterapia Respiratória pela ASSOBRAFIR. Especialização em Preceptoria em Saúde pela UFRN. Fisioterapeuta do Hospital Dr Carlos Alberto Studart Gomes, concursada pela SESA. Fisioterapeuta do Hospital Universitário Walter Cantídio, concursada pela EBSERH. Mestra em Gestão em Saúde da Universidade Estadual do Ceará.

Cybelle Façanha Barreto Medeiros Linard, Universidade Estadual do Ceará

Pos-doutorado em Saúde Coletiva, Doutora em Ciências Farmacêuticas, Mestre em Ciências Fisiológicas, Especialista em Gestão pública de Saúde.Farmacêutica com Habilidade em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Ceará. Possui experiência em farmácia clínica e comercial; sistema nervoso central; dor e analgesia; saúde coletiva. Professora universitária com expertise em Imunologia Clínica, Farmacognosia, Farmacologia Atua principalmente, nos seguintes temas: Epidemiologia da Saúde da Criança e do Adolescente, Educação e Profissionais de Saúde. cybellelinard@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0001-7927-9320

Mariana Vieira de Melo Bezerra, Escola de Saúde Pública do Ceará

Graduada em Odontologia pela Universidade de Fortaleza Graduanda em Gestão Pública Experiência em Gestão Municipal de Saúde e Coordenação de saúde bucal. Mestre em Gestão em Saúde pela UECE e Pós-graduanda em Saúde Pública e Auditoria em Saúde. Mentoria em escrita de trabalhos acadêmicos. Pós-graduanda em Saúde Pública e Auditoria em Saúde. Professora visitante da Escola de Saúde Pública do Ceará. Graduanda em Gestão Pública.

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Publicado

2023-06-07

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo