Validação de cartilha educativa: orientação para cuidadores de pacientes traqueostomizados
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-7668.2023.257246Palavras-chave:
traqueostomia, educação em saúde, cuidadoresResumo
A traqueostomia é um procedimento cirúrgico onde é realizada uma incisão na parede anterior da traqueia cervical e na pele e tecidos moles adjacentes com o objetivo de desobstrução das vias aéreas. Apesar da traqueostomia ter benefícios para a melhora da respiração, ela pode apresentar diversas complicações, dentre elas, obstrução traqueal, infecção local e deslocamento da cânula e para evitar essas complicações é necessário que os cuidadores de pacientes traqueostomizados saibam sobre os cuidados. Diante disso, o objetivo do estudo foi validar uma cartilha educativa de orientação para cuidadores de paciente traqueostomizados. A cartilha foi desenvolvida pela autora em seu projeto de mestrado intitulado “Construção e validação de uma cartilha educativa como instrumento de educação em saúde para cuidadores de pacientes traqueostomizados” na Universidade Estadual do Ceará. O produto foi validado por 09 juízes especialistas. O instrumento usado para validação de conteúdo foi o IVCES e o instrumento usado para validação de aparência foi o IVATES. Como resultado, o conteúdo alcançou IVC: 0,93 e IVA: 93%, obtendo boa pontuação de validação. Pode-se concluir que o presente estudo alcançou o objetivo de validar a cartilha de orientação para cuidadores de pacientes traqueostomizados quanto a sua aparência e conteúdo.
Referências
ABREU, Ana Cláudia Souza; MARINHO, Daliane Ferreira; CARDOSO, Iana Bruna Parente. Tecnologia educativa para os cuidadores de pacientes submetidos a traqueostomia: estudo de validação. Revista de Atenção à Saúde, v. 17, n. 59, 2019.
ALEXANDRE, Neusa Maria Costa; COLUCI, Marina Zambon Orpinelli. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, p. 3061-3068, 2011.
CAMACHO, Alessandra Conceição Leite Funchal. A educomunicação na educação em saúde para cuidadores com demência. Revista Recien-Revista Científica de Enfermagem, v. 12, n. 40, p. 102-106, 2022.
CRUZ, Vitória Suyane Ferreira et al. O uso de cartilhas educativas como forma de continuidade da educação em saúde. Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia, v. 4, n. 8, 2017.
DA CÔRTE, Margaret Mendonça Diniz. Indicadores sociodemográficos, clínicos e fonoaudiológicos para decanulação em pacientes adultos traqueostomizados. 2018.
DA SILVA CASTRO, Mônica Cristina; DA SILVA TEIXEIRA, Luiz Antônio. Pacientes com traqueostomia: conhecimentos, atitudes e práticas das equipes do serviço de atenção domiciliar. Revista Sustinere, v. 7, n. 2, p. 324-361, 2019.
DA SILVA, Esmael Marinho; REIS, Deyvylan Araujo. Construção de uma cartilha educativa para familiares cuidadores sobre cuidado domiciliar ao idoso dependente Amazônico. Enfermagem em Foco, v. 12, n. 4, 2021.
DOAK, C. C.; DOAK, L. G.; ROOT, J. H. Learner verification and revision of materials. Doak CC, Doak LG, Root JH. Teaching patients with low literacy skills. 2a ed. Philadelphia: JB Lippincott, p. 167-88, 1996.
FREITAS, Rony. PRODUTOS EDUCACIONAIS NA ÁREA DE ENSINO DA CAPES: O QUE HÁ ALÉM DA FORMA?. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 5, n. 2, p. 5-20, 2021.
HULLEY, S. B. Cummings SR. Browner WS. Grady DG. Newman TB. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 2008.
LEITE, Sarah de Sá et al. Construction and validation of an educational content validation instrument in health. Revista brasileira de enfermagem, v. 71, p. 1635-1641, 2018.
MARTINS, Josiane de Jesus et al. Necessidades de educação em saúde dos cuidadores de pessoas idosas no domicílio. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 16, p. 254-262, 2007.
MANIVA, Samia Jardelle Costa de Freitas et al. Tecnologias educativas para educação em saúde no acidente vascular cerebral: revisão integrativa. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, p. 1724-1731, 2018.
RICZ, Hilton Marcos Alves et al. Traqueostomia. Medicina (Ribeirão Preto), v. 44, n. 1, p. 63-69, 2011.
RIZZATTI, Ivanise Maria et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. Actio: Docência em Ciências, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2020.
SOUZA, Karine Cristiane de Oliveira et al. Educação ambiental sobre o uso racional da água em escolas públicas. 2019.
RODRIGUES, Jéssica Cordeiro; AVILA, Mariana Arias; DRIUSSO, Patricia. Construção e validação de cartilha educativa para promoção da saúde na Dismenorreia Primária. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 34, 2021.
SOUZA, Karine Cristiane de Oliveira et al. Educação ambiental sobre o uso racional da água em escolas públicas. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eveline Lima Maia, Cybelle Façanha Barreto Medeiros Linard, Mariana Vieira de Melo Bezerra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommons Atribuição 4.0
Internacional (texto da Licença:https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).