A importância da educação infantil e a participação da família no desenvolvimento da aprendizagem

Autores

  • Nadieje Maria Soares da Silva Universidad Autónoma de Asunción (UAA), Assunção, Paraguai

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2022.24136

Palavras-chave:

educação, família, desenvolvimento

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo uma reflexão crítica e reflexiva a cerca da relação entre professo, família e Escola na Educação Infantil, mostrando a importância desta etapa de ensino na formação de futuros cidadãos, de como estes se organizam na educação destas crianças diante do mundo atual e globalizado. Trata-se de um trabalho, fundamentado em estudos realizados no decorrer do mesmo e que me despertou o interesse de pesquisar sobre o tema, tão importante para estes que esperam da escola a fundamentação de uma vida mais digna. Inicialmente retrata a formação de educadores para esta modalidade de ensino. Posteriormente falaremos sobre o papel da família na educação de seus filhos, dando ênfase ao acompanhamento dos pais na escola, o relacionamento destas com famílias desestruturadas e, finalmente, fazemos um alerta aos pais e aos professores, sobre a importância de se unirem para despertar no público infantil, uma reflexão a acerca do valor da escola em suas vidas e que o processo ensino-aprendizagem está garantido se família e escola firmarem este laço, só assim, com esta união poderemos esperar nossas crianças agirem de forma cidadã.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. A Apropriação da Imagem Corporal. In: (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil). Brasília, Ed. Parma, 1998.

FARIA, Ana Lúcia G. O espaço físico como um dos elementos fundamentais para uma Pedagogia da Educação Infantil. SC: Editora da UFSC, 1999a. p.67 – 97.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. A reforma do Ensino Superior no campo da formação dos profissionais da educação básica: as políticas educacionais e o movimento dos educadores. Educação e Sociedade, ano XX, n.68, p.17-44, dez, 1999.

GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1999.

GALVÃO, I. Henri Wallon – Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis, Vozes, 1995.

JUNG, Carl. G. (1981) Estudos sobre psicologia analítica. Petrópolis: Vozes.

KUHLMANN JR., Moysés. (Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica). Porto Alegre, Ed. Mediação, 4ª edição, 1998.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola. Goiânia: Alternativa, 2001.Disponível em http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf.

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: Limites e contribuições In Revista Educação & Sociedade: Revista quadrimestral de Ciências da Educação. Campinas: Cedes (Centro de Estudos da Educação e Sociedade) Nº78 Ano XXIII. Abril de 2002 p.15-36.

ROGERS, Carl. Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 1961.

ROUSSEAU, JEAN-JACQUES, A Política como Exercício Pedagógico, Maria Constança Peres Pissarra, 128 p., Ed. Moderna. Fonte: Revista Nova Escola, edição 174.

WALLON, Henry. A evolução psicológica da criança. São Paulo, Martins Fontes, 2006.

Downloads

Publicado

2022-04-25

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo