Narrativas da trajetória escolar de um formador de professor: memória, história e formação

Autores

  • José Batista Neto Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.33052/inter.v5i9.243609

Palavras-chave:

Trajetória escolar, Biografia, Formação de professor

Resumo

RESUMO

A narrativa da trajetória escolar de formador de professores é trazida à luz como pretexto para discussão sobre a relevância de material biográfico em processos formativos. Práticas relacionadas ao método biográfico no cenário da escola de educação básica são aqui exploradas com a finalidade de evidenciar seu potencial formativo. A contextualização foi um recurso metodológico observado, tendo de seu uso resultado um texto recheado de notas históricas. A narrativa de trajetória escolar e do contexto de produção compõe aqui um memorial, entendido como um olhar lançado sobre a história de vida de um docente que toma sua vida como objeto e, de suas experiências, faz história. É uma história de si, uma autobiografia, pela qual nos fazemos historiadores de nós mesmos. A narrativa deslindou traços da escola, da formação de professores e da prática pedagógica, de modo a fazer compreender a participação da dimensão biográfica no processo formativo de professor.

Biografia do Autor

José Batista Neto, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciências da Educação e Professor Titular do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Professor na graduação de História da Universidade Federal de Pernambuco e membro do centro Paulo Freire estudos e pesquisas.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, nº 113, jul. 2001, 39-50.

ANDRADE, Lucimary Barnabé Pedrosa. Educação Infantil: nas trilhas do direito. S. Paulo: Unesp, 2010.

ANTÓNIO, Ana Sofia. Histórias de vida: auto-representações e construção das identidades docentes. In TEODORO, António. Histórias (re)construídas.S. Paulo: Cortez, 2004, 97-119.

AKSENEN, Elisângela Zarpelon; MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. Desvelando os exames de admissão ao ginásio na educação paranaense. Revista HISTEDBROn-line, Campinas, nº 58, p. 230-243, set. 2014, p. 230-243. Disponível em:https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640390/7949.Acessado em:10/03/2018.

BARBOSA, João Alexandre. Prefácio à obra de EcléaBosi Memória e sociedade. Lembranças de velhos. São Paulo: Cia das Letras, 2003.

BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In:Walter Benjamin. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BOURDIEU, P. L’illusion biographique. Actes de la recherche en Sciences Sociales, juin 1986, nº 62-63, pp.69-72.

BRASIL. Censo Escolar 2016. Notas Estatísticas. Brasília: MEC/INEP, fevereiro de 2017. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/docman/fevereiro-2017-pdf/59931-app-censo-escolar-da-educacao-basica-2016-pdf-1/file.Acessado em:30/10/2018.

CHAUÍ, Marilena. Os trabalhos da memória. IN BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. Lembranças de velhos. São Paulo: Cia das Letras, 2003.

DALLABRIDA, Norberto. A reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 2, p. 185-191, maio/ago. 2009.

DE GAULEJAC, Vincent. L ́histoire de vie ou le temps recomposé.Paris:Sociétés.Revue de Sciences Humaines etSociales, n° 18, mai 1988, p. 5-7.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido.São Paulo: Paz e Terra, 1983.

GATTI, Bernadete. Retrospectiva da pesquisa em educação no Brasil.Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, vol. 68, nº 159, maio-agosto 1987, p. 279-288.

JACOTT, Liliana e CARRETERO, Mario. História e relato. CARRETERO, Mario. Construir e ensinar as Ciências Sociais e a História. Porto Alegre: Artes Médicas,1998.

LIBÂNEO, José Carlos. A escola com que sonhamos é aquela que assegura a todos a formação cultural e científica para a vida pessoal, profissional e cidadã. IN COSTA, Marisa Vorraber (org.). A escola tem futuro?Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

LIMA, A. J. A.; SILVA JUNIOR, R. Panorama da educação brasileira na década de 1960. Anais do III Congresso Nacional de Educação (Conedu). Natal-RN, 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA1_ID2286_14082016222320.pdf. Acessado em:30/01/ 2018.

MONTANDON, Cléopâtre. Les relations entre les familles e l’école. De quelques effets sur l’identité des enseignants. Actes des Journées Scientifiques du Comité de Recherche “Modes et Proces de Socialisation”.Paris: Université René Descrtes –Paris V (UFR de Sciences de l’Éducation)/CNRS, 1991.

MONTENEGRO, Antonio Torres. História e memória. Recife: Jornal do Commércio. 15 de maio de 2018.RÖWER, Basílio. Como tudo começou. Páginas da História Franciscana no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1941. Disponível em:www.franciscanos.org.br.Acessado em: 15/03/2018.

SANTIAGO, Eliete. Les politiques de formation et de recrutement des instituteurs et les conditions d'exercice du metier dans l'etat du Pernambouc (Bresil), 1994.Tese(Doutorado em Ciências da Educação), Université Paris Descartes, Paris V, França.

SANTOS, Maria do Carmo Gonçalo. As representações sociais de gênero das professoras sobre o magistério: feminização-femilizaçãodo campo socioprofissional.2004. Dissertação (Curso de Mestrado) -PPGE, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

SANTOS, Milton. O professor como um intelectual na sociedade contemporânea. Conferência de Abertura do IX Encontro Nacional de Didática ePrática De Ensino, Águas de Lindóia-SP, 4 a 8 de maio de 1998.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. Campinas, vol. 14, nº 40, jan.-abr. 2009.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas/SP: Autores Associados, 2011.

SAVIANI, Dermeval.Prefácio de As Escolas Normais no Brasil. Do Império à República. ARAÚJO, José Carlos Souza; FREITAS, AnamariaGonçalves Bueno de; e LOPES, Antônio de Pádua Carvalho. Campinas: SP: Alinea Editora, 2017.

VAN ZANTEN, Agnès. e DURU-BELAT, Marie.Sociologiedel’Éducation. Paris: PUF, 1992.

Downloads

Publicado

2019-12-09

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo