Agência e interseccionalidade em quadra: inquietações sobre escolas e diferenças em Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33052/inter.v6i10.244904

Palavras-chave:

Escola, marcadores sociais, Minorias, Agenciamentos

Resumo

As inquietações aqui apresentadas foram suscitadas a partir de duas pesquisas em contextos e temporalidades distintas e que atravessam a trajetória dos autores no Mato Grosso do Sul. A primeira deu-se em decorrência dos diálogos travados por um dos autores com jovens efeminadas (gays, travestis, transexuais) na cidade de Corumbá-MS, na fronteira com a Bolívia. A segunda, foi resultado do diálogo de dois dos autores com jovens indígenas Kaiowá da Terra Indígena (TI) de Panambizinho, localizada a aproximadamente 20km de Dourados-MS, no distrito de Panambi. Por meio de uma perspectiva interdisciplinar, sustentada numa análise qualitativa, intenta-se refletir sobre os dilemas e possibilidades que cercam a relação entre minorias e a escola na contemporaneidade a partir de um ponto de vista interseccional. Como resultado, a compreensão de que se a escola continua em vários momentos a se produzir como um espaço de docilização de corpos e subjetividades, de outro, a constante capacidade de negociação e agenciamento dos sujeitos que a enredam.

Biografia do Autor

Tiago Duque, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Ciências Sociais/Unicamp. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

 

Esmael Alves de Oliveira, PPGAS/UFAM

Doutor em Antropologia Social/UFSC. Mestre em Antropologia Social - PPGAS/UFAM.

 

Simone Becker, UFPR

Doutora em Antropologia Social/UFSC. Mestre em Antropologia Social pela UFPR.

 

Referências

ANDRADE, Rogério de; BECKER, Simone. E a chaminé? Relatos etnográficos sobre políticas públicas e a terra indígena (TI) de Panambizinho. Espaço Ameríndio (UFRGS), v. 7, p. 172-204, 2013.

BECKER, Simone; OLIVEIRA, Esmael Alves de; CAMPOS, Marcelo da Silveira. “Onde fala a bala, cala a fala”. Disponível em: http://brasildebate.com.br/guarani-kaiowa-onde-fala-a-bala-cala-a-fala/. Acesso em: jul. 2016.

BECKER, Simone; OLIVEIRA, Esmael Alves de; MARTINS, Cátia Paranhos. “Onde fala a bala, cala a fala”: resistências às políticas da bancada da bala, do Boi e da Bíblia em MS. Disponível em: http://encenasaudemental.net/post-destaque/onde-fala-a-bala-cala-a-fala-resistencias-as-politicas-da-bancada-da-bala-do-boi-e-da-biblia-em-ms/. Acesso em: jul. 2016.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas, volume 1. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

BENJAMIN, Walter. O narrador. In: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 2. ed. v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1986.

BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, abr. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2020.

BRAH, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu, 26, p. 329-376, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cpa/n26/30396.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2020.

BUTLER, Judith. A vida psíquica do poder: Teorias da sujeição. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

BUTLER, Judith. Conversando sobre psicanálise: entrevista com Judith Butler. Entrevista concedida a Patrícia Porchat Pereira da Silva Kunudsen. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v.18, n.1, p. 161-170, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ref/v18n1/v18n1a09.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2020.

BUTLER, Judith. Condição humana contra “natureza”. Diálogo com Adriana Cavarero. Revista Estudos Feministas. vol.15, n.3, p. 650-662, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ref/v15n3/a09v15n3.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2020.

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão da Identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero, Estudos feministas, 1, p.171-189, 2002. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ref/v10n1/11636.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2020.

CUNHA, Manuela Carneiro da. Cultura com aspas. São Paulo: Cosac& Naify, 2009.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. V. I. São Paulo: Ed. 34, 1995.

DUQUE, T. “Lá não tem gay”: fronteira e relações de vizinhança envolvendo gêneros dissidentes e sexualidades disparatadas em Corumbá (MS). MNEME, v. 18, p. 111-124, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/12275/9335>. Acesso em: 25 fev. 2020.

FERNANDES, Sanderson Fardim. As trajetórias de "jovens trans" na fronteira Brasil/Bolívia: (in)visibilidade nas escolas públicas de Corumbá (MS). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2018.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: A vontade de saber. Rio de Janeiro, Edições Graal, 2007.

FOUCAULT, Michel. Aula de 17 de março. In: FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.) Identidade e diferença – a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 103-133.

MACHADO, José Pedro. Dicionário etimológico da língua portuguesa. s/l: Editorial Confluência, 1967.

MILAN, Ezequias Freire. Dos “professores de verdade” às “crianças laudadas” do “condomínio que ninguém entra”: Etnografia em espaços reprodutores de práticas necropolíticas e de (re)existência em Dourados/MS. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal da Grande Dourados, 2019.

MISKOLCI, Richard. Desejos digitais: uma análise sociológica da busca por parceiros on-line. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

NEVES, Alexandre Aldo; FERRAZ, Claudio Benito O. Cinema no Pantanal: construindo uma paisagem a partir das imagens. In: MORETTI, Edvaldo Cesar; BANDUCCI JUNIOR, Alvaro. (Orgs). Pantanal: territorialidades, culturas e diversidade. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2012. p. 173-199.

OCTAVIO, Ianni. A questão nacional na América Latina. Estudos Avançados, vol. 2, n 2, São Paulo, p. 5-40, 1988. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v2n1/v2n1a03.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2020.

OLIVEIRA, Marco Aurélio Machado de; CAMPOS, Davi Lopes. Migrantes e fronteira: lógicas subversivas, vidas referidas. In: PEREIRA, Jacira Helena do Valle; OLIVEIRA, Marco Aurélio Machado de (orgs.). Migração e integração: resultados de pesquisa em Mato Grosso do Sul. Dourados: Editora UFGD, 2012. p. 17-37.

OLIVEIRA, Esmael Alves de; MARTINS, Catia Paranhos. Sobre Práticas de Medicalização e “Loucura”: Algumas Reflexões In(disciplinadas). Revista Psicologia e Saúde, v. 12, p. 101-113, 2020.

ORTNER, Sherry. Poder e Projetos: reflexões sobre a agência. GROSSI, Miriam et al. (Org.). Conferências e Diálogos: saberes e práticas antropológicas. Brasília: ABA/ Nova Letra, 2007. p. 45-80.

PASSAMANI, Guilherme Rodrigues. Batalha de Confete: envelhecimento, condutas homossexuais e regime de visibilidade no Pantanal-MS. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2018.

PELBART, Peter Pal. Políticas da vida, produção do comum e a vida em jogo... Saúde Soc. São Paulo, v.24, supl.1, p.19-26, 2015.

PISCITELLI, Adriana. Interseccionalidades, categorias de articulação e experiências de migrantes brasileiras. Sociedade e Cultura. vol.11, n. 2, p. 263-274, 2008. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fchf/article/view/5247/4295>. Acesso em: 25 fev. 2020.

PRECIADO, Paul. La isquierda bajo la piel: um prólogo para Suely Rolnik. In: ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: Notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n1 Edições, 2018.

ROSE, Nikolas. A governamentalidade e a história da escola moderna: outras conexões investigativas. Educação & Realidade, n. 34, v. 2, p 97-117. 2009. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/viewFile/8434/5542>. Acesso em: 25 fev. 2020.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Downloads

Publicado

2020-04-14