Desafios e barreiras ao aplicar as TIC’s no processo de ensino e aprendizagem

Renata Tognon Rinco OLIVEIRA, Andressa Giarola ALVES

Resumo


RESUMO

O presente trabalho de pesquisa tem como tema o uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto do que chamamos de Ensino Regular. Algumas ideias e pensamentos foram discutidos quanto ao uso das ferramentas tecnológicas, quais as principais dificuldades encontradas pelos professores na utilização, qualidade e a quantidade dos recursos repassados para as escolas e também analisamos quais os desafios enfrentados pelos profissionais da educação em relação ao uso da tecnologia através de uma pesquisa de campo realizada com educadores de escolas municipais e estaduais da cidade de Cláudio estado de Minas Gerais. Proporcionando reflexões e discussões sobre a aceitação e o domínio dos profissionais da educação quanto ao uso das novas tecnologias educacionais. Para finalizar o trabalho foi possível entender que as novas tecnologias estão presentes no contexto escolar com intuito de auxiliar a aprendizagem. 

Novas Tecnologias. Resistência. Ensino e Aprendizagem.

 

Challenges and barriers when applying ICT’s  in the teaching and learning process 

ABSTRACT

This research has as its theme the use of new Information and Communication Technologies in the context of what we call Regular Education. Some ideas and thoughts were discussed about the use of technological tools, what are the main difficulties teachers find in using, quality and the amount of resources passed on to schools and we also analyzed what are the challenges faced by education professionals regarding the use of technology. through a field research conducted with educators of municipal and state schools of the city of Cláudio state of Minas Gerais. Providing reflections and discussions about the acceptance and mastery of education professionals regarding the use of new educational technologies. To finish the work it was possible to understand that the new technologies are present in the school context in order to help the learning. 

New Technologies. Resistance. Teaching and Learning.

 

Desafíos y barreras al aplicar las TIC en el proceso  de enseñanza y aprendizaje

RESUMEN

Este trabajo de investigación tiene como tema el uso de nuevas tecnologías de información y comunicación en el contexto de lo que llamamos Enseñanza Regular. Se discutieron algunas ideas y pensamientos sobre el uso de herramientas tecnológicas, cuáles son las principales dificultades que enfrentan los docentes en el uso, la calidad y la cantidad de recursos transferidos a las escuelas y también analizamos cuáles son los desafíos que enfrentan los profesionales de la educación en relación con el uso de la tecnología a través de una investigación de campo realizada con educadores de escuelas municipales y estatales en la ciudad de Cláudio, provincia de Minas Gerais. Brindando reflexiones y debates sobre la aceptación y el dominio de los profesionales de la educación sobre el uso de las nuevas tecnologías educativas. Para concluir el trabajo, fue posible comprender que las nuevas tecnologías están presentes en el contexto escolar para facilitar el aprendizaje. 

Nuevas tecnologías. Resistencia. Enseñanza y aprendizaje. 

 

Sfide e ostacoli nell'applicazione delle TIC nel processo di insegnamento e apprendimento 

SINTESE

Questo lavoro di ricerca ha come tema l'uso di nuove tecnologie di informazione e comunicazione nel contesto di ciò che chiamiamo insegnamento regolare. Sono state discusse alcune idee e riflessioni sull'uso degli strumenti tecnologici, quali sono le principali difficoltà che gli insegnanti affrontano nell'uso, nella qualità e nella quantità delle risorse trasferite nelle scuole e analizziamo anche quali sono le sfide che i professionisti devono affrontare nel educazione in relazione all'uso della tecnologia attraverso un'indagine sul campo condotta con educatori delle scuole comunali e statali della città di Cláudio, provincia di Minas Gerais. Fornire riflessioni e dibattiti sull'accettazione e la padronanza dei professionisti dell'educazione sull'uso delle nuove tecnologie educative. Per concludere il lavoro, è stato possibile capire che le nuove tecnologie sono presenti nel contesto scolastico per facilitare l'apprendimento. 

Nuove tecnologie. Resistenza. Insegnare e impare. 


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Fernando José; VALENTE, José Amando. Visão Analítica da Informática na Educação do Brasil: A Questão da Formação do Professor. 2008, p.05. Disponível em: http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/1/1/004.pdf. Acessado em: 15 ago. 2019.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação? Campinas: Autores Associados. 2001.

BRASIL, MEC / SEED. Programa Nacional de Informática na Educação – Proinfo. Brasília, 1998, p.140.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12861-formacao-superior-para-a-docencia-na-educacao-basica. Acessado em: 14 ago. 2019.

BRASÍLIA. Parâmetros curriculares nacionais do terceiro e quarto ciclo ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva com os Pingos nos is. Porto Alegre: Editora Mediação, 2004, p.113.

CAVALCANTE, Marcio Balbino. A educação frente as novas tecnologias: Perspectivas e desafios. 2012. Disponível em: https://escola-drxavierdealmeida.blogspot.com.br/2012/02/educacaofrente-as-novas-tecnologias.html. Acessado em: 13 ago. 2019.

FANTIN, Mônica. Alfabetização Midiática na Escola. VII Seminário Mídia, educação e Leitura. 10 a 13 de julho. Campinas, SP, 2007, p. 04. Disponível em: http://www.alb.com.br/anais16/sem05pdf/sm05ss15_06.pdf. Acessado em: 12 ago. de 2019.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 9 ed., Campinas, SP: Papirus, 2012.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2005, p. 172.

MARTINHO, T & POMBO, L. Potencialidades das TIC’s em ensino das ciências naturais – um estudo de caso. Revista electrónica de Enseñanza de las ciências. Granada, Espanha. 2009. p.528.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Maria Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 4 ed. São Paulo: Papirus, 2003, p.153 - p.142.

NISKIER, Arnaldo. Tecnologia educacional: uma visão política. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

NUNES, Cesar; GALLOTTA, Alexandre. Objetos de Aprendizagem a serviço do professor. 2011. Disponível em: http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/objeto_texto.mspx. Acessado em: 11 ago 2019.

PAPERT, Seymour. A máquina das Crianças. São Paulo: Brasiliense. 1985.

SÃO PAULO. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação. 2013 [livro eletrônico]. Coordenação executiva e editorial, Alexandre F. Barbosa / tradução / 1. Ed. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2014.




DOI: https://doi.org/10.33052/inter.v6i10.244911

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Renata Tognon Rinco OLIVEIRA, Andressa Giarola ALVES

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.