Contribuições da educação não formal para inclusão de pessoas cegas: um estudo realizado na associação beneficente dos cegos do Recife

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2022.246083

Palavras-chave:

Educação não formal, Deficiência Visual, inclusão social

Resumo

Este artigo discute a educação não formal como proposta para a inclusão social de pessoas com deficiência, a partir da análise dos impactos da educação não formal na vida de cegos beneficiários da Associação Beneficente dos Cegos do Recife (ASSOBECER). Deste modo, a investigação foi dividida em três etapas, sendo elas: o estudo de campo da Associação, e o aprofundamento teórico, baseado principalmente em Maria da Glória Gohn (2014), Moacir Gadotti (2005), Adriano Nuernberg (2008) e Maria Lucia Amiralian (1997), que discutem como a educação não formal tem contribuído para a inclusão social, bem como, sobre processos de aprendizagem de pessoas deficientes. Na última fase, os resultados da análise dos dados através das observações de campo e entrevistas semiestruturadas, proporcionaram identificar a relevância da educação não formal para os beneficiários. Estes conseguiam ter apoio da referida instituição, usufruindo não apenas dos benefícios que a casa oferecia, como também recebiam informações acerca do que fazer fora da instituição em relação a educação formal e seus direitos constitucionais. Com isso, espera-se contribuir para uma reflexão acerca da importância da educação não formal como meio de formação pessoal e profissional de deficientes visuais.

Biografia do Autor

Keyla Patrícia da Silva Macena, Universidade Rural de Pernambuco

Graduanda em Pedagogia (UFPE) e em Letras (FAFIRE)

Michelle Beltrão Soares, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2017), possui mestrado em Educação (2013) e foi aluna laureada na graduação acadêmica em Pedagogia na referida Universidade (2010). Atualmente, é professora Adjunta vinculada ao Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco/SEDE. Tem experiência na formação de professores, atuando principalmente com os seguintes temas: violência na escola, práticas educativas na educação básica e Teoria das Representações Sociais.

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Publicado

2022-04-25

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo