Breves análises da Educação Superior Brasileira na modalidade EaD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33052/inter.v6i11.247749

Resumo

O presente manuscrito apresenta um estudo sobre o Ensino Superior no Brasil na modalidade EaD, analisando mecanismos e instrumentos de avaliação de algumas IES como elementos de promoção de competências e habilidades para o exercício profissional. A pesquisa ocorreu durante os meses de outubro de 2018 a março de 2019, a partir de levantamento de dados, revisão bibliográfica e análise documental, através dos portais das principais instituições promotoras de cursos de graduação on-line. A metodologia de análise de dados está baseada na Análise de Conteúdo. Os resultados alcançados formam um grande apanhado de informações sobre a EaD no Brasil como nicho mercadológico, possibilidades de inovação pedagógica e fomentadora de discussões, interação e colaboração entre participantes dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Como conclusões, identificamos fissuras paradigmáticas da formação acadêmica e novas problemáticas acerca do papel da Educação Superior no Brasil contemporâneo, em sua constituição essencial: ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Biografia do Autor

Roberto Remígio Florêncio, UFBA

Doutorando em Educação (UFBA). Mestre em Educação e Cultura e Territórios Semiáridos (UNEB). Especialista em Educação (UNEB) e em Língua Portuguesa (UNIVERSO). Licenciado em Letras (UPE) e em Pedagogia (UNEB). Professor efetivo do IF Sertão Pernambucano.

Ana Cristina Barbosa de Oliveira, UNEB

Mestra em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (UNEB). Bacharela em Engenharia Florestal (UFPB). Especialista em Psicopedagogia (UPE). Graduada em Ciências Biológicas (UNIVASF). Professora visitante da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 

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Publicado

2020-08-06

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo