Delineando uma proposta de curso na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) na área de construção civil: apontamentos freireanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33052/inter.v6i11.247752

Palavras-chave:

Formação Inicial Continuada, Andragogia, Construção Civil

Resumo

A construção civil é uma área com baixo grau de mecanização e grande utilização de mão de obra. Parte dessa mão de obra é composta por profissionais de nível operacional (pedreiros, carpinteiros, eletricistas, etc.) que, na maioria das vezes aprendem a profissão nos próprios canteiros de obra. O objetivo desse trabalho é descrever o processo de elaboração e reflexões em torno de uma proposta de curso na modalidade Formação Inicial Continuada (FIC) a ser ofertado no campus Ouro Preto do Instituto Federal de Minas Gerais, a partir de princípios da pedagogia do renomado educador Paulo Freire. Para isso, foi adotada a metodologia qualitativa, com uma revisão bibliográfica a respeito de variáveis que envolvem o delineamento de um curso FIC na área de construção civil. A literatura aponta aspectos como o perfil sociodemográfico do público-alvo, técnicas de ensino específicas para adultos (andragogia) e a formação humanista como fundamento de práticas educativas para a conscientização e a emancipação dos sujeitos.

Biografia do Autor

Sandra Arlinda Santiago Maciel, Instituto Federal Minas Gerais

Mestra em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto. Professora do Instituto Federal Minas Gerais.

Mario Luís Cabello Russo, Instituto Federal Minas Gerais

Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Minas Gerais.

Cássia do Carmo Pires Fernandes, Instituto Federal Minas Gerais

Doutora em Educação pela (UFJF). Professora no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFMG/Campus Ponte Nova.

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Publicado

2020-08-06

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo