Outlining a course proposal in Initial and Continuing Formation modality in the civil construction area: Freirean notes
DOI:
https://doi.org/10.33052/inter.v6i11.247752Keywords:
Adult Education, Andragogy, Civil ConstructionAbstract
In Brazil, civil construction has low degree of mechanization and high dependence of labor, and manpower has few or no qualifications. The workers, as bricklayers, electricians, carpenters and others, in most cases, learned a profession with the coworkers in the work site. This paper aims to propose a curse to qualify unskilledand olderworkers, as well as workers of other areas that want to migrate to civil construction. This curse would be offered inside the Instituto Federal de Minas Gerais, in the campus Ouro Preto. A bibliographic review was done addressing issues as the wide age ranges of the students, social origins and occupations, teaching strategies focused on adults (andragogy), and humanist formation.
References
BRESSIANI, Lucia; ROMAN, Humberto Ramos. A utilização da andragogia em cursos de capacitação na construção civil. Revista Gest. Prod., São Carlos, v. 24, n. 4, p. 745-762, 2017.
CABELLO, Mário Luís. et al. Desenvolvimento de filmes educativos sobre elaboração de projetos para utilização pelos alunos do curso técnico em edificação. Relatório Final de Pesquisa. Instituto Federal de Minas Gerais Campus ouro preto - diretoria de inovação, pesquisa e extensão. 2018.
DIAS, Ernandes Gonçalves. et al. Perfil e conhecimento de pedreiros trabalhadores na construção civil de uma cidade norte mineira. Revista Desafios, v. 5, n.02, 2018.
DRABACH, Neila Pedrotti. O desvio de rota nas políticas de educação profissional: uma análise do processo de construção e da oferta pública e privada do pronatec. [Tese de doutorado]. São Paulo, SP. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2018.
EDIFICAÇÕES, IFMG Campus Ouro Preto: Página no youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCzSqabMplFjazJKT5aZo3DQ/videos?view=0&sort =da&flow=grid. Acesso em: 15 Abr. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra. 11⁰ edição. Rio de Janeiro, 1982.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Editora Paz e Terra. 8⁰ edição. Rio de Janeiro, 1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia, saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e Terra. 25⁰ edição. São Paulo, 1996.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - Relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018. 320 p.
LACERDA, Claudio Virote. A experiência do proeja-FIC / PRONATEC na secretaria municipal de educação de Goiânia: a construção do currículo pelos sujeitos da educação de adolescentes jovens e adultos (EAJA). [Dissertação de mestrado]. Goiânia. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás, 2016.
MARINHO, Danilo Nolasco Cortês. et al. Trajetória e tendências do emprego formal no Brasil segundo os grandes setores da economia e as Unidades da Federação. Inc.Soc., Brasília, DF, v.12 n.2, p.183-196, jan./jun. 2019.
MATTEI, Taíse Fátima; CUNHA, Marina Silva da. A crise econômica brasileira e seus efeitos sobre o emprego formal: uma decomposição shift-share estocástica. Revista Orbis Latina, vol.10, n.1, p.116-138. Foz do Iguaçu/ PR, 2020.
PEREIRA FILHO, Herbet Miranda; LUCENA FILHO, Humberto Lima de. Terceirização trabalhista e a construção civil. Revista do Direito do Trabalho e Meio Ambiente do Trabalho, Curitiba, vol.2, n.2, p.209-226, 2016.
PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego. Guia PRONATEC de Cursos FIC. 4⁰ edição, 2016.
SANTOS, Marcelo Nascimento; MENDES, Michelle Adriane de Lima. Desenvolvimento de modelos para projetos em formato CAD para uso nas disciplinas do curso técnico em edificações. Relatório Final de Pesquisa. Instituto Federal de Minas Gerais Campus ouro preto - diretoria de inovação, pesquisa e extensão. 2018.
SANTOS, Bruna Stephanie Miranda dos. Atores políticos e direitos sociais: as relações de poder sob a ótica da aprovação da reforma trabalhista no brasil. [Dissertação de Mestrado]. Porto Alegre. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020.
SILVA, Rosi Margarete Dranka de Paula e. A diversidade de idades entre alunos na mesma sala de aula do centro de educação de jovens e adultos - CEJA de canoinhas. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/bitstream/handle/1234567 89/463/A%20DIVERSIDADE%20DE%20IDADES%20ENTRE%20ALUNOS.pdf?seque nce=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 Abr 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Sandra Arlinda Santiago MACIEL, Mario Luís Cabello RUSSO, Cássia do Carmo Pires FERNANDES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommons Atribuição 4.0
 Internacional (texto da Licença:https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
 
						 
							