Sequência didática para o estudo de circuitos elétricos de iluminação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33052/inter.v6i11.247754

Resumo

O estudo dos sistemas de iluminação residencial é fundamental para os alunos do curso Técnico em Edificações. Geralmente as práticas de ensino adotadas nas escolas públicas são tradicionalistas, onde o aluno assume uma postura passiva em seu processo de aprendizagem. Este artigo avalia a contribuição de uma sequência didática sobre circuitos elétricos de iluminação residencial, acionados por interruptores simples, intermediários e paralelos no Curso Técnico Integrado em Edificações. O trabalho proposto foi concebido para que pudesse contribuir com o docente no processo de ensino, a fim de motivar no aluno a consciência, a motivação, a reflexão e o prazer pelo estudo. Para tanto, utilizouse ambientes virtuais de aprendizagem combinadas com o uso de componentes animados, além de aulas práticas laboratoriais. Os resultados demonstraram que o uso de sequências didáticas, quando bem planejadas, torna o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, interativo e mais eficiente.

Biografia do Autor

Rodolfo Gonçalves Oliveira da Silva, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutor em Geotecnia de Pavimentos pela UFOP. Professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Congonhas

Guido Lessa Ribeiro Filho, Instituto Federal de Minas Gerais

Mestre em Construção Metálica pela UFOP. Professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Congonhas

Raquel Aparecida Soares Reis Franco, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela linha de pesquisa Educação e Linguagem da Faculdade de Educação da UFMG. Professora do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

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Publicado

2020-08-06

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo