Secuencia Didáctica para el Estudio de Circuitos Eléctricos de Iluminación
DOI:
https://doi.org/10.33052/inter.v6i11.247754Resumen
El estudio de los sistemas de iluminación residencial es esencial para los estudiantes del Curso Técnico en Edificaciones. En general, las prácticas docentes adoptadas en las escuelas públicas son tradicionalistas, donde el alumno adopta una postura pasiva en su proceso de aprendizaje. Este artículo evalúa la contribución de una secuencia didáctica en circuitos eléctricos de iluminación residencial, activada por interruptores simples, intermedios y paralelos en el Curso Técnico Integrado en Edificaciones. El trabajo propuesto fue concebido para que pueda contribuir con el profesoren el proceso de enseñanza, con el fin de motivar en el alumno la conciencia, la motivación, la reflexión y el placer por el estudio. Para ello, se utilizaron ambientes virtuales de aprendizaje combinados con el uso de componentes animados, además de clases prácticas de laboratorio. Los resultados mostraron que el uso de secuencias didácticas, cuando bien planeadas, hace que el proceso de enseñanza-aprendizaje sea más dinámico, interactivo y más eficiente.
Citas
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental- Língua Portuguesa. Ministério da Educação. Brasília. 1997.
BORGES, Maria de Lourdes; SILVA, Adelina G. da. Implicações de um Cenário Multigeracional no Ambiente de Trabalho: Diferenças, Desafios e Aprendizagem. In: IV Encontro de gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EnGPR250.pdf. Acesso em: 30 mar. 2020.
CABRAL, N. F. Sequências Didáticas: Estrutura e elaboração. Belém: SBEM, 2017.
COVOLAN, S. C. T.; SILVA, D. Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 98-117, 2005.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
FELDER, R. M.; SILVERMAN, L. K. Learning and teaching styles in engineering education. Journal of Engineering Education, Washington, v. 7, n. 78, p. 674-681, 1988.Disponível em: https://www.engr.ncsu.edu/wpcontent/uploads/drive/1QP6kBI1iQmpQbTXL-08HSl0PwJ5BYnZW/1988-LS-plusnote.pdf. Acesso em: 24 set. 2019.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
LARA, L. A. M. Instalações Elétricas. Ouro Preto: IFMG, 2016.
LOPES, R.T.; PEREIRA, Andresa Costa; Silva, Marco Antônio Dias da. Análise Comparativa da Familiaridade e Uso das TIC por Alunos de Odontologia. Revista Brasileira de Educação Médica, nº 40, p. 254-260, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v40n2/1981-5271-rbem-40-2-0254.pdf. Acesso em: 18 Mar. 2020.
MOREIRA, M.A. Modelos Mentais. Em: Faculdade de Educação da UFMG (Org.), In: Encontro Sobre Teoria e Pesquisa em Ensino de Ciência, I., 1997, Belo Horizonte, MG. Anais. Belo Horizonte: Faculdade de Educação, UFMG.
NISKIER, J.; MACINTYRE, A. J. Instalações Elétricas. 6a. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
OLIVEIRA, F. Componentes animados sobre funcionamento de interruptores. Contato pessoal. 2019.
OLIVEIRA, M. M. Sequência didática interativa no processo de formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2013.
PEREIRA, E. J.; JUNIOR, N. V. Os Estilos de Aprendizagem no Ensino Médio a partir do Novo ILS e a Sua Influência na Disciplina de Matemática. Alexandria, Florianópolis, v.6, n.3, p.173-190, nov. 2013.
PhET. Kit para montar circuito DC. Disponível em: https://phet.colorado.edu/sims/html/circuit-construction-kit-dc/latest/circuit-constructionkit-dc_pt_BR.html. Acesso em: 18 set. 2019.
VÁLIO, A. B. M. et al. Fisica. São Paulo: Edições SM, 2016.
VIEIRA JUNIOR, N.; COLVARA, L. D. Os modelos mentais de alunos em relação a vetores em duas e três dimensões: uma análise da dinâmica da aprendizagem e da inadequação das avaliações tradicionais. Revista Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 55- 69, 2010.
VIEIRA JÚNIOR, Niltom. Planejamento de um ambiente virtual de aprendizagem baseado em interfaces dinâmicas e uma aplicação ao estudo de potência elétrica. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Ilha Solteira, 2012.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Rodolfo Gonçalves Oliveira da SILVA, Guido Lessa RIBEIRO FILHO, Raquel Aparecida Soares Reis FRANCO

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommons Atribuição 4.0
 Internacional (texto da Licença:https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
 
						 
							