Programa Trajetórias Criativas: Perspectivas para jovens em atraso escolar na educação pública
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.250040Palavras-chave:
Juventudes, Programa Trajetórias Criativas, Políticas de inclusão, Mundo do trabalhoResumo
O atraso escolar atinge milhões de brasileiros em famílias de baixa renda, sendo a população com 15 a 17 anos a mais vulnerável. Diante deste cenário foi desenvolvido o Programa Trajetórias Criativas, que passou a atender jovens retidos no Ensino Fundamental em escolas públicas de Porto Alegre e região metropolitana. Este estudo buscou analisar produções teóricas sobre juventudes e escolarização desenvolvidas por autores/as como Dayrell (2007), Pais (2006), Carrano (2011), Arroyo (2013), Frigotto (2015), articulando-as a dados estatísticos (IBGE, INEP) e relacionando com experiências compartilhadas no referido programa desde 2012. Utilizou-se metodologia qualitativa, através da revisão de produções científicas disponibilizadas em repositórios digitais. Na sequência, filtrou-se os dados utilizando os descritores: juventudes, educação profissional, mundo do trabalho e Trajetórias Criativas. Como resultado, ressalta-se que tais pesquisas apontam subsídios teóricos e metodológicos para o aprimoramento das ações deste e de outros programas enquanto políticas de inclusão das juventudes no contexto escolar.
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