Formação de professores e decolonialidade: livro “O cabelo de Lelê”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.250042

Palavras-chave:

Educação étnico-racial, Cabelo de Lelê, Decolonialidade

Resumo

O presente estudo teve como objetivo refletir as possibilidades de uma educação étnico-racial na formação de professores(as) na perspectiva da decolonidade através do livro “Cabelo de lelê”. A metodologia aplicada foi a Análise de Conteúdo - AC, através da pesquisa bibliográfica.  A partir das análises realizadas, foi possível compreender que o livro “Cabelo de Lelê” é uma ferramenta potencializadora para trabalho com as diferenças, fortalecimento da educação étnico-racial, a formação identitária positiva para crianças negras, e desconstrução do imaginário subjetivo sobre a estética negra, a qual pode ser possibilitada através de uma abordagem pensada a partir do conceito de decolonialidade, uma vez que os efeitos da colonialidade reforçam estruturas de dominação sobre a corporeidade negra.

Biografia do Autor

Dailza Araújo Lopes

Doutoranda em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo. Mestra pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos.

Dandara Lorrayne do Nascimento, Instituto Federal de Minas Gerais, Arcos, MG

Mestranda em Modelagem Matemática e Computacional. Professora do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Campus Arcos.

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Publicado

2021-04-05

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo